Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/506
Título: Inovação e logística: um modelo de negócio que promova a geração de valor para clientes de serviços de frete de pequenos e médios volumes nos centros urbanos
Autor(es): Moreira, Elisa Midori
Alves, Márcia Veronica
Rafael, Robson Gomes
Cruz, Samilla Gomes da
Trivelin, Talita Neres
Aguiar, Thiago Soares Costa
E-mail: emirmoreira@voegol.com.br
mvalves@voegol.com.br
rgrafael@voegol.com.br
samillacruz@hotmail.com
talita.trivelin@latam.com
adm_thiagosoares@hotmail.com
Orientador: Sousa, Paulo Renato de
Número da turma: GN - T42
Data do documento: 2021
Citação: MOREIRA, Elisa Midori et al. Inovação e logística: um modelo de negócio que promova a geração de valor para clientes de serviços de frete de pequenos e médios volumes nos centros urbanos. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente Projeto Aplicativo apresenta como tema a questão do transporte urbano de cargas, trazendo luz aos desafios encontrados por quem deseja realizar transporte de pequenos e médios volumes nos centros urbanos. Os estudos do setor de transporte rodoviário de carga, as análises de mercado e de demanda transportada não contabilizam transportes informais urbanos, porém é sabido que muitos proprietários de veículos transportam produtos diariamente, sem nenhum tipo de regulamentação. Esses motoristas autônomos não têm vínculo empregatício, porém prestam serviços a empresas e pessoas físicas. As grandes empresas de transporte também não abordam essas demandas, pois têm outro foco de mercado. Após o nosso estudo, resolvemos propor um modelo de negócio que promova a geração de valor para clientes e prestadores desse tipo de serviço de fretes. O intuito do projeto é desenvolver uma plataforma colaborativa na qual se unam essas duas lacunas: motoristas autônomos e clientes que necessitam desses transportes esporádicos de mercadorias pequenas, possibilitando comodidade e segurança com preços justos. Através de uma pesquisa quantitativa com clientes, percebemos que existe uma demanda não atendida. Fizemos uma pesquisa quantitativa com os possíveis parceiros (motoristas autônomos) que aceitariam trabalhar com esse tipo de serviço. Além disso, através do benchmarking, estudamos duas empresas startups que trabalham de maneira colaborativa e semelhante, entendendo os seus desafios e sua maneira de operar. Munidos dessas informações, elaboramos um modelo de negócio para que seja colocado em prática nas grandes cidades brasileiras.
Palavras-chave: Logística
Logística urbana
Transporte de cargas
Plataforma colaborativa
Transporte compartilhado
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Fortaleza, 2021.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.