Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/50
Título: Sucessão em empresa familiar: o processo de sucessão em empresas familiares e o desafio da continuidade - empresa Viação Caravelas ltda - Vical Transportes
Autor(es): Oliveira, Aldo Azevedo
Dias, Carlos Alberto Lima
Oliveira, Deivid Oliveira de
Lima, Gilberto Cruz de
E-mail: aldo@tematransportes.com.br
carlosdias@realtransportes.com.br
deividooliver@gmail.com;
gilbertounidelima@bol.com.br
Orientador: Lupolli Junior, José
Número da turma: GN - T08
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, Aldo Azevedo et al. Sucessão em empresa familiar: o processo de sucessão em empresas familiares e o desafio da continuidade - empresa Viação Caravelas ltda - Vical Transportes. 2016.53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2016.
Resumo: A presente pesquisa objetivou-se propor um modelo de processo sucessório que auxilie e dê definição de sucessores, bem como os fatores que facilitam e dificultam a sucessão em uma empresa familiar de transportes, situada no município de Manaus-AM. A abordagem de investigação escolhida para este estudo foi a qualitativa. Quanto aos fins, a pesquisa foi descritiva e também exploratória por lidar com possibilidades de estudar uma empresa ainda em processo de sucessão. A unidade a ser analisada é uma empresa familiar que atua no setor de prestação de serviços de transportes de passageiros por fretamento, instalada na cidade de Manaus capital do Amazonas, denominada Viação Caravelas LTDA – VICAL TRANSPORTES. A razão da escolha da empresa é dada pela importância e influência na economia local na década de 80, quando foi fundada. O método utilizado foi um estudo de caso único, em função de analisar o processo de sucessão da empresa VICAL TRANSPORTES, sob a ótica dos familiares, proprietários e gestores não familiares e consultores externos. Para coleta de dados, utilizou-se entrevistas semiestruturadas e a análise documental. Foram entrevistadas três pessoas ligadas à empresa que fazem parte do corpo Administrativo, sendo os três membros da família que fazem diretamente a administração, sendo um responsável por propor o processo de sucessão. Além dos dados coletados nas entrevistas, foram analisados documentos referentes à empresa através de Normas e procedimentos; Instruções de trabalho; Comunicação periódica; Relatório de Gestão e Política Organizacional, que constituíram os dados documentais para esta pesquisa. A análise dos dados se deu por meio da técnica de análise de conteúdo. Também foi utilizada a técnica de observação direta e na técnica de entrevistas realizadas ficou evidente a atuação do filho mais novo, exercendo o cargo de Diretor de Transporte. Na percepção dos entrevistados não há quaisquer conflitos no que se refere ao processo sucessório.
Palavras-chave: Empresa familiar
Sucessão familiar
Processo sucessório
Conflitos
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2016.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto empresa Viação Caravelas ltda - Vical Transportes.pdf312.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.