Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/484
Título: Criação de experiências positivas e aumento de demanda de passageiros para o transporte por ônibus na RMRJ
Autor(es): Perdigão, Diego Caruzo
Vieira, Hugo Pletz
Santos, Ismael Roger dos
Moura, Marcos Vinícius Souza de
Gonçalves, Richele Cabral
Curty, Sílvio Junior Comitre
E-mail: diego@realautoonibus.com.br
hugo.vieira@rioita.com.br
ismaelrogerdossantos@gmail.com
mvsmoura@hotmail.com
richele.cabral@fetranspor.com.br
sj.curty@gmail.com
Orientador: Leão, Marcos Eugenio Vale
Número da turma: GN - T40
Data do documento: 2020
Citação: PERDIGÃO, Diego Caruzo et al. Criação de experiências positivas e aumento de demanda de passageiros para o transporte por ônibus na RMRJ. 2020. 156 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2020.
Resumo: O transporte urbano no Brasil não tem atendido, de forma eficaz e eficiente, a todos os seus usuários. Este fator ocorre principalmente nos grandes centros, onde há uma distancia maior a se percorrer e uma demanda maior a ser atendida. Quando se trata de ônibus inclui-se como problemas a serem enfrentados as desigualdades sócio espaciais, que prejudicam ainda mais as classes menos favorecidas, pois impactam sobre a renda, oportunidades de emprego, estudo, lazer e condições de tratamento de saúde. A busca por uma forma de deslocamento mais seguro, rápido e confortável, fez com que surgissem os aplicativos, que passaram a ser mais utilizados pela sociedade, fazendo com que parte dos usuários dos ônibus deixasse de utilizá-lo. Pesquisas demonstram algumas deficiências em infraestrutura para o transporte de ônibus, entre estes a falta de prioridade, o que contribui para o caos urbano. Desta forma, observa-se que o tema está associado ao futuro das empresas de transporte público, que necessitam de um olhar diferenciado para o passageiro que utiliza dos seus recursos diariamente. Devido às reclamações constantes dos usuários de transporte coletivos de ônibus, surgiu a ideia de um modelo de transporte público que atenda às necessidades da sociedade, mas, contudo, é preciso analisar os diferentes grupos de clientes observando o que vem a ser valor para cada um desses grupos. Pensando nisto, foi realizada uma pesquisa com clientes em três tipos de grupos, sendo eles: Usuários frequentes de ônibus, Usuários eventuais e Não usuários de ônibus. O objetivo principal deste trabalho está em demonstrar de que forma as empresas de transporte urbano, podem reconquistar o seu público alvo, fazendo com que estes voltem a utilizar o ônibus como principal meio de transporte. Após analisar o setor com entrevistas e pesquisas com públicos usuários e não usuários pode-se constatar que o modelo a ser apresentado para agradar o usuário, está em um ônibus que traga segurança, maior conforto, incluindo ar condicionado e assentos confortáveis, redução na tarifa para o público constante, faixa exclusiva para aumentar a velocidade além de inovação tecnológica para melhor informação. Para viabilizar necessita-se de investimento dos operadores, além de parcerias com estados e municípios.
Abstract: Urban transport in Brazil is badly in need of improving its quality. In general, it is not adequate nor satisfactory to the public’s needs. On the contrary, the average Brazilian sees public transportation as the fourth biggest problem in cities, especially in large metropolises, as in the case of Rio de Janeiro. When it comes to buses, socioeconomic inequalities are also a problem, which further harm the less favored classes, as it has an impact on their income, job, study, and leisure opportunities going so far as to impact even their health treatment conditions. The public’s search for a safer way to travel around their cities resulted in the rise of rider apps that only became more and more popular, causing part of the bus users to migrate and stop using the public transportation system altogether. Some factors that contributed to favoring of ridesharing apps are: comfort, safety, and speed. Research shows the deficiencies in the infrastructure in the bus transport system, and among them the lack of priority for public transport which contributes to a chaos in urban mobility. An alternative is a viability study as a way to record the market analyses, allowing a holistic assessment of the market and of the entrepreneur's conditions. The relevance of the theme is associated with the future of public transport companies, which need a different way of viewing the needs of the passengers who use their services daily. Due to the constant complaints of users of public transport by bus, the idea of a public transport model that meets the needs of society arose. However, it is necessary to analyze the different groups of customers, observing: what is of value for each of these groups. With this in mind, a survey was conducted with customers in three types of groups, namely; frequent bus users, casual bus users and non-bus users. The main objective of this survey is to demonstrate how transportation companies can win back their main users, making them return to using buses as their main means of transport. After analyzing the sector through interviews and surveys with users and non-users, it can be concluded that the ideal model to be presented to satisfy the public, is one that brings safety, greater comfort including; air conditioning, comfortable seats, a reduction in price for the habitual user, exclusive corridors to increase velocity in addition to technological innovations for providing better information. To make this possible requires investments from bus companies in addition to partnerships with states and municipalities.
Palavras-chave: Transporte Urbano
Ônibus
Stakeholders
Marketing
Qualidade
Keywords: Public transport
Bus
Stakeholder
Marketing
Quality
Cidade: Rio de Janeiro
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Criação de experiências positivas e aumento de demanda de passageiros para o transporte por ônibus na RMRJ.pdf2.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.