Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/483
Título: Um modelo de gerenciamento de risco no transporte urbano de passageiros no Rio de Janeiro
Autor(es): Auer, Emiliano
Thedin, Marcello
Diniz, Nívea
Azevedo, Vanessa
Colonese, Vinicius Ferreira
Sousa, Wellington
E-mail: eauer@voegol.com.br
marcello@timeexpress.com.br
nbmdiniz@voegol.com.br
vlpazevedo@hotmail.com
vinicius.colonese@expressorecreio.com.br
wellington.wg1985@gmail.com
Orientador: Leão, Marcos Eugenio Vale
Número da turma: GN - T40
Data do documento: 2020
Citação: AUER, Emiliano et al. Um modelo de gerenciamento de risco no transporte urbano de passageiros no Rio de Janeiro. 2020. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2020.
Resumo: Esse projeto teve como objetivo propor um modelo de gerenciamento de risco no transporte urbano de passageiros do município do Rio de Janeiro, o qual foi selecionado por haver alto índice de depredação e ataque aos seus ônibus. Além disso, há grandes perdas para os operadores devido ao seu trânsito, um dos piores do mundo. Hoje tanto os operadores do sistema de transporte quanto o poder concedente possuem equipamentos que são subutilizados quando pensamos na mitigação do risco na operação do sistema de transporte. A partir da compreensão desses fatores que compõem o universo do risco atrelado ao transporte coletivo urbano, foi desenvolvido um modelo que permite identificar, analisar, nivelar o risco e propor medidas imediatas para mitigar a perda financeira e de patrimônio das operadoras de transporte no município do Rio de Janeiro. Como resultado final deste trabalho, temos o desenvolvimento de um sistema capaz de integrar os sistemas do poder concedente com os das operadoras de transporte urbano, e, sendo possível identificar uma condição de risco, comunicar às empresas para que elas enviem um comando ao motorista, e ele proteja o patrimônio da empresa, seja desviando-se da sua rota, seja encerrando o seu serviço.
Palavras-chave: Transporte urbano rodoviário
Ônibus
Análise do risco
Gerenciamento de risco
GPS
Cidade: Rio de Janeiro
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um modelo de gerenciamento de risco no transporte urbano de passageiros no Rio de Janeiro.pdf2.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.