Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/481
Título: | Modelo conceitual de organização e operação integrada dos diferentes modais de transporte urbano de passageiros na cidade do Rio de Janeiro |
Autor(es): | Padovezi, Alexandre Barbosa, Douglas Paes, Fernando Duarte, Marcelo Costa Guzzo, Marcelo Carvalho Cardozo, Thiago de Paiva |
E-mail: | alexandre.padovezi@latam.com barbosa.douglas@gmail.com mariana.zenni@antf.org.br gestpessoas2015@gmail.com marcelo.guzzo@autoviacao1001.com.br gerencia.light@emteltrans.com.br |
Orientador: | Ferreira, Paulo César Pêgas |
Número da turma: | GN - T40 |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | PADOVEZI, Alexandre et al. Modelo conceitual de organização e operação integrada dos diferentes modais de transporte urbano de passageiros na cidade do Rio de Janeiro. 2020. 159 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2020. |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é construir um modelo conceitual que mitigue e mesmo elimine os conflitos indesejáveis existentes entre os atuais operadores do sistema de mobilidade da cidade do Rio de Janeiro. Um modelo que facilite a colaboração e a integração entre os diferentes modais. Espera-se com isto propor soluções para o atual cenário de descrédito do sistema de mobilidade da cidade, direcionando seus atores para um contexto de maior sustentabilidade, no qual seja possível alinhar os princípios do transporte público, previstos na Constituição Federal, com os interesses dos operadores do sistema. Como as projeções futuras sugerem a diminuição do número de passageiros pagantes do sistema, buscou-se orientar a solução para reduzir a dependência do sistema ao valor das tarifas dos modais que o compõem. O trabalho está organizado em seis capítulos, sendo os quatro primeiros relacionados com a pesquisa feita para suportar nossas análises. O detalhamento dos objetivos é apresentado em seu primeiro capítulo, assim como um sumário do conteúdo de todo o projeto. Segue-se o detalhamento da base conceitual, que servirá para suportar a construção do modelo proposto. No terceiro capítulo é apresentada a metodologia de pesquisa adotada. O próximo conteúdo refere-se ao contexto atual do problema em estudo, no qual, além da busca por entender o histórico detalhado do setor, buscou-se traçar um diagnóstico do cenário atual do sistema, detalhando características dos operadores e dos stakeholders do modelo atual. Este capítulo encerra-se com a apresentação de um benchmarking com dez cidades, que de alguma forma apresentam práticas replicáveis em nosso contexto. O capítulo seguinte desenvolve a solução proposta e demonstra o potencial de sua aplicação, sempre referenciando-a às bases conceituais e às pesquisas anteriormente apresentadas. Adicionalmente, é feita a análise de viabilidade do modelo proposto, incluindo uma sugestão de cronograma para sua implementação. Finalmente, faz-se uma correlação entre as soluções apresentadas e o objetivo traçado originalmente, além de listar sugestões de tópicos a serem melhor detalhados, com o objetivo de suportar a implementação do modelo. |
Palavras-chave: | Mobilidade urbana Integração tarifária Multimodalidade Subsídios cruzados |
Cidade: | Rio de Janeiro |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece nas coleções: | Gestão de Negócios (GN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Modelo conceitual de organização e operação integrada dos diferentes modais de transporte urbano de passageiros.pdf | 4.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.