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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Carlos Alves de Lima-
dc.contributor.authorSiqueira, André Hipólito de-
dc.contributor.authorSpira, Beatriz-
dc.contributor.authorBritto, Danilo-
dc.contributor.authorRibeiro, Handerson Cabral-
dc.contributor.authorCosta Filho, José Ricardo Carneiro-
dc.contributor.authorMoura, Ramon-
dc.date.accessioned2021-02-03T19:02:48Z-
dc.date.available2021-02-03T19:02:48Z-
dc.date.issued2020en_US
dc.identifier.citationSIQUEIRA, André Hipólito de et al. Estudo de caso: estudo sobre a mudança da matriz energética no descarregamento de granéis sólidos a partir de silos rodoviários. 2020. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Recife, 2020.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/477-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Recife, 2020.en_US
dc.description.abstractStudy and application of the power matrix exchange used in the discharging process of solid bulk transported in silos by road modal. The present study presents analysis and results of the replacement of combustion powered engines by electric engines in the solid bulk discharging operation, sustainably, which will result in benefits for the environment as well as better cost efficiency. The method used is a single case study carried out in a road freight transport company with an exploratory and qualitative research approach, identifying and analyzing numerically measured data. It was found that the replacement of the power matrix is economically and environmentally feasible, promoting an increase in the production capacity and significant reduction of carbonic gas emission and greenhouse effect gases. Therefore, from these results, we can conclude that the replacement of the power matrix offers economic and environmental gains in the cement transport chain, on a global scale, by using the operational solution presented in this academic study.en_US
dc.subjectMatriz energéticaen_US
dc.subjectSustentabilidadeen_US
dc.subjectMeio ambienteen_US
dc.subjectTransporte de cargasen_US
dc.subjectGranéis sólidosen_US
dc.titleEstudo de caso: estudo sobre a mudança da matriz energética no descarregamento de granéis sólidos a partir de silos rodoviáriosen_US
dc.contributor.emailandrehps2000@yahoo.com.bren_US
dc.contributor.emailbeatriz.spira@voeazul.com.bren_US
dc.contributor.emaildabritto@voegol.com.bren_US
dc.contributor.emailpre@metro.df.gov.bren_US
dc.contributor.emailricardofilho@nordal.com.bren_US
dc.contributor.emailramon_rn_@hotmail.comen_US
dc.publisher.cityRecifeen_US
dc.subject.keywordPower matrixen_US
dc.subject.keywordSustainabilityen_US
dc.subject.keywordEnvironmenten_US
dc.subject.keywordCargo transportationen_US
dc.subject.keywordSolid bulken_US
dc.description.resumoEstudo e aplicação da mudança da matriz energética no processo de descarregamento de granéis sólidos, transportados em silos no modal rodoviário. O presente trabalho apresenta análise e resultados sobre a substituição de motores movidos a combustão por motores elétricos, na operação de descarga de granéis sólidos, de forma sustentável, que resulte em benefícios para o meio ambiente e melhor eficiência de custos. O método utilizado é o estudo de caso único, realizado em uma empresa de transporte rodoviário de cargas, com caráter de pesquisa exploratória e qualitativa, identificando e analisando dados mensurados numericamente. Foi possível verificar que a substituição da matriz enérgica apresenta viabilidade econômica e ambiental, promovendo aumento da capacidade produtiva e reduzindo significativamente a emissão de gás carbônico e gases do efeito estufa. A partir desses resultados, conclui-se que a substituição da matriz enérgica resulta em ganhos econômicos e especialmente ambientais para a cadeia transportadora do cimento, em escala global, com a utilização da solução operacional apresentada neste trabalho acadêmico.en_US
dc.description.classGN - T41en_US
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