Repositório Digital do Transporte

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Título: Proposta de valor: modelo para a geração de valor e a construção de experiência positiva no sistema metroferroviário de Porto Alegre
Autor(es): Schmitz, Alexandre
Vasconcellos, Felipe Leiria de
Campos, Guilherme Dutra de
Oliveira, Márcio de
Sironi, Rita de Cássia
E-mail: alexandre@twtransportes.com.br
felipe.vasconcellos@trensurb.gov.br
gdcampos.45@gmail.com
demarciooliveira@bol.com.br
rhsironi@yahoo.com.br
Orientador: Leão, Marcos Eugenio Vale
Número da turma: GN - T39
Data do documento: 2020
Citação: SCHMITZ, Alexandre et al. Proposta de valor: modelo para a geração de valor e a construção de experiência positiva no sistema metroferroviário de Porto Alegre. 2020. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta de valor capaz de proporcionar a geração de valor e a melhoria da experiência do cliente em relação aos serviços prestados pelo sistema metroferroviário de Porto Alegre. Nos últimos anos todos os sistemas de transporte público de passageiros vêm notando perda gradativa de passageiros transportados, e assim neste contesto o marketing surge como uma ferramenta de gestão que possibilita ao corpo diretivo traçar planos que possam contribuir para o desenvolvimento do negócio e sua sustentabilidade. A proposta desenvolvida busca colocar o cliente no centro da estratégia, efetivando uma abordagem focada em gerar experiências positivas ao usuário durante seu deslocamento dentro do sistema metroferroviário de Porto Alegre, melhorando os serviços já prestados e oferecendo inovações afim de construir relações duradouras e fidelizar o usuário. Utilizando-se da estratégia do customer centric, foi realizado a construção do mapa de valor e utilizado o modelo das quatro ações, para então elaborar um modelo de construção de uma proposta de valor que possibilite experiências positivas, alicerçadas em 4 pilares: conforto, segurança, infraestrutura e relacionamento. Observou-se que sanando as dores dos usuários e auxiliando-o a atingir seus objetivos com o menor atrito, podem ser vistos como uma ferramenta de fidelização do cliente. Assim a gestão centralizada no cliente surge como uma alternativa para enfrentarmos estas reduções significativas de passageiros nos últimos anos.
Palavras-chave: Marketing
Geração de valor
Customer centric
Transporte público de passageiros
Setor metroviário
Cidade: Porto Alegre
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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