Repositório Digital do Transporte

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Título: Gestão estratégica de pessoas e responsabilidade social: a criação de um centro de formação profissional de comissários de voo na Latam Airlines
Autor(es): Oliveira, Alyne Aguilella de
Vieira, Maria Chirlayne Torres
Machado, Diego dos Santos
Libanori, Thiago da Silva
E-mail: alyne.aguilella@latam.com
maria.torres@latam.com
diego.machados@latam.com
thiago.libanori@latam.com
Orientador: Leão, Marcos Eugenio Vale
Número da turma: GN - T39
Data do documento: 2020
Citação: OLIVEIRA, Alyne Aguilella de et al. Gestão estratégica de pessoas e responsabilidade social: a criação de um centro de formação profissional de comissários de voo na Latam Airlines. 2020. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2020.
Resumo: As organizações buscam cada vez mais atuar de maneira responsável e sustentável, com foco principalmente na responsabilidade social que nos dias atuais tem se mostrado um caminho para as empresas que buscam oferecer às pessoas mecanismos de desenvolvimento pessoal, social e melhor qualidade de vida. Neste sentido se faz necessário mecanismos de capacitação que prepare pessoas para que sejam agregadas socialmente de forma sustentável através da educação e geração de oportunidades. Este trabalho apresenta um estudo de viabilidade para este modelo, através da criação de um centro de capacitação e formação de comissários de voo nas instalações da Latam Airlines, com foco na formação profissional de pessoas da comunidade do entorno do sítio aeroportuário de Congonhas/SP e que buscam inclusão social. A pesquisa foi baseada em casos de sucesso envolvendo empresas que investiram na capacitação da comunidade e agregaram esta mão-de-obra no seu quadro de funcionários, o estudo avançou com análises de produtividade, turnover, retorno financeiro, benefícios à imagem da empresa entre outros fatores pessoais e sociais intangíveis. A partir dos resultados, o estudo se mostrou atrativo para aplicação no atual centro de treinamento da Latam em São Paulo, que já possui uma infraestrutura totalmente preparada para receber este projeto.
Abstract: Organizations are increasingly seeking to act in a responsible and sustainable manner, focusing mainly on social responsibility, which nowadays has proved to be a path for companies that seek to offer people mechanisms for personal and social development and a better quality of life. In this sense, training mechanisms are needed to prepare people to be socially aggregated in a sustainable way, through education and the generation of opportunities. This paper presents a feasibility study for a model for the creation of a flight attendants training and qualifying center in Latam Airlines, aimed at qualifying people from the community surrounding the Congonhas Airport/ SP site and who seek social inclusion. The research was based on successful cases involving companies that invested in training of the community and added this manpower to their workforce; the study progressed with productivity analysis, turnover, financial return, benefits to the company's image, among other personal and intangible social factors. Based on the results, the study proved to be inviting for application at the current Latam training center in São Paulo, which already has an infrastructure fully prepared to receive this project.
Palavras-chave: Formação profissional
Desenvolvimento social
Sustentabilidade
Capacitação
Keywords: Professional training
Social development
Sustainability
Training
Cidade: Porto Alegre
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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