Repositório Digital do Transporte

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Título: Seat container: um novo modelo para receitas adicionais no transporte de cargas na Latam Linhas Aéreas Brasil
Autor(es): Albuquerque, Caio Junqueira de Souza
Hatadani, Daniela Medeiros
Assis, Ednei Dias de
Paolineli, Lucas
Bruni, Luciano Marcello
E-mail: caio.albuquerque@latam.com
daniela.hatadani@latam.com
edney.assis@latam.com
paolineli@gmail.com
luciano.bruni@latam.com
Orientador: Pereira Júnior, José Fernando
Número da turma: GN - T38
Data do documento: 2020
Citação: ALBUQUERQUE, Caio Junqueira de Souza et al. Seat container: um novo modelo para receitas adicionais no transporte de cargas na Latam Linhas Aéreas Brasil. 2020. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020.
Resumo: O objetivo deste estudo é avaliar a viabilidade econômica do transporte de cargas na cabine principal de aeronaves de passageiros; um modelo de uso misto da cabine principal da aeronave, conhecido como Seat Container, a partir da LATAM Airlines Brasil. Tal modelo é utilizado pela LATAM Airlines no Peru e no Chile e acreditamos que há potencial para que seja replicado no Brasil. Com o uso de proteções, algumas fileiras de assentos para passageiros podem ser convertidas em um espaço para transporte de cargas. A aviação civil é caracterizada por altos custos e baixa rentabilidade, o que torna a indústria muito focada em oportunidades de maximização de receita, por meio de técnicas de Revenue Management. A demanda de passageiros e de cargas é volátil, enquanto o espaço da aeronave destinado a cada um destes itens é fixo, o que pode gerar desequilíbrio entre oferta e demanda. Assim, o Seat Container viabiliza uma oferta flutuante para cargas e passageiros que pode ser convertida e revertida em pouco tempo e a um custo baixo. Nesse sentido, um melhor ajuste da oferta e demanda de passageiros e cargas, por sua vez, representa uma oportunidade de maximização de receita para as companhias aéreas. Em muitos casos, o assento de um voo sai vazio, enquanto há demanda de cargas represada, pois, a capacidade de cargas do porão da aeronave foi atingida. Em outros casos, é mais rentável transportar cargas do que passageiros, devido à alta tarifa média que as cargas podem pagar em algumas rotas. O Brasil possui um extenso território geográfico e diversos problemas de infraestrutura, que tornam o acesso a certas cidades – sobretudo na região Norte do país – por meio de outros modais de transportes custoso, lento e, frequentemente, inseguro. Nestes casos, pode haver excesso de demanda no aéreo com tarifas que tornam o transporte de cargas mais rentável que o transporte de alguns passageiros com tarifas mais baixas. O estudo revelou que a implementação do Seat Container no Brasil pode ser rentável, sobretudo em rotas da LATAM Airlines Brasil com destino à região Norte, como Brasília-Santarém e Brasília-Rio Branco.
Abstract: This study investigates the economic feasibility of transporting cargo on the main cabin of commercial passenger aircrafts, known as Seat Container; mixing cargo and passengers on such cabin, for LATAM Airlines Brazil. Such model is used by LATAM Airlines in Peru and Chile and we believe that it has potential to be used also in Brazil. Using seat protections, some rows of passengers seats could be converted into cargo compartments. Commercial airline industry is characterized by high costs and low margins, putting pressure on industry to maximize its revenue by using Revenue Management techniques. Passenger and cargo demand is volatile, whereas the space of an aircraft devoted to each one of these items is generally fixed, creating an unbalance between supply and demand. The Seat Container provides a more flexible supply to passenger and cargo: passenger space can quickly and cheaply be converted into cargo space and also reverted to passenger space once again. A better adjustment between cargo and passenger supply represents a revenue management opportunity to airlines: often, a passenger seat is empty on a flight for which there was an excess of cargo demand that could not be flown due to lack of supply. Also, in many cases, transporting a higher volume of cargo is more profitable than flying an additional passenger, as cargo may pay high yields. Brazil has a large territory and a poor infrastructure, making the access by other transportation means to some regions expensive, slow and, many times, also unsafe – specially towards the Northern Region. Therefore, in some routes, an imbalance between cargo demand and supply may exist, raising cargo yields. Replacing a passenger that pays a low fare ticket by cargo on such situation may be profitable. The study revealed that using Seat Container in Brazil may be profitable, especially on routes towards the North, such as Brasília-Santarém and Brasília-Rio Branco.
Palavras-chave: Seat container
Revenue management
Cabine de passageiros
Cargas
Passageiros
Transporte aéreo
Keywords: Passengers’ cabin
Cargo
Passengers
Air transport
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020.
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