Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira Júnior, José Fernando-
dc.contributor.authorMenezes, D’angelo-
dc.contributor.authorSouza, Giancarlo-
dc.contributor.authorAmaral, Orildo do-
dc.contributor.authorCuri, Paola-
dc.contributor.authorReis, Rodrigo-
dc.contributor.authorDuarte, Vinicius-
dc.date.accessioned2021-01-13T21:00:39Z-
dc.date.available2021-01-13T21:00:39Z-
dc.date.issued2020en_US
dc.identifier.citationMENEZES, D’angelo et al. Modelo de clube de compras para curva A de suprimentos do transporte rodoviário. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/441-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020.en_US
dc.description.abstractDue to the constant changes in the market and the need to reinvent itself to survive in the midst of so many transformations, it is necessary to be increasingly aware of opportunities and in the field of road transport this is not being different. Thus, this project presents a proposal for action in the sector in order to obtain improvement in the acquisition of supplies as an alternative to reduce costs and optimize processes in companies, demonstrating the technical and financial feasibility of a model of shared purchasing club. In order to analyze this feasibility, the study focused on the purchasing process of three companies in the road transport sector, two of which were passenger transport and the other one was fractional cargo transport, where the main items of its A curves that could be negotiated together were identified. Benchmarking was carried out with companies that already practice the idea of shared purchasing, a pilot project to negotiate some items of curve A of the companies studied, as well as a proposal for an initial model of the purchasing club, with its rules and definitions. With this research, it was possible to answer positively the problem question that supported the project, being viable a shopping club model composed of road transport companies for the acquisition of items of curve A, where it reaffirms the proposal that a greater volume of purchases, generates the possibility of better negotiations and consequently financial gains.en_US
dc.subjectCompra compartilhadaen_US
dc.subjectClube de comprasen_US
dc.subjectCurva ABCen_US
dc.subjectTransporte rodoviárioen_US
dc.titleModelo de clube de compras para curva A de suprimentos do transporte rodoviárioen_US
dc.contributor.emaildangelo@patrus.com.bren_US
dc.contributor.emailgiancarlo@emteltrans.com.bren_US
dc.contributor.emailamaral@coopercarga.com.bren_US
dc.contributor.emailpaola.curi@engenharia.ufjf.bren_US
dc.contributor.emailrodrigoreis@grupocsc.com.bren_US
dc.contributor.emailviniciussilva@grupocsc.com.bren_US
dc.publisher.cityBelo Horizonteen_US
dc.subject.keywordShared purchaseen_US
dc.subject.keywordShopping cluben_US
dc.subject.keywordABC Analysisen_US
dc.subject.keywordRoad transporten_US
dc.description.resumoDevido às mudanças constantes do mercado e a necessidade de se reinventar para sobreviver em meio a tantas transformações, é preciso estar cada vez mais atento às oportunidades e, no ramo de transporte rodoviário, isso não está sendo diferente. Desta forma, esse projeto apresenta uma proposta de atuação no setor, de forma a obter melhoria na aquisição de insumos como alternativa para redução dos custos e otimização dos processos nas empresas, demonstrando a viabilidade técnica e financeira de um modelo de clube de compras compartilhadas. Para analisar essa viabilidade, o estudo foi focado no processo de compras de três empresas do setor de transporte rodoviário, sendo duas delas do transporte de passageiros e a outra do transporte de cargas fracionadas, onde se identificou os principais itens de suas curvas A que poderiam ser negociadas em conjunto. Foram realizados benchmarking com empresas que já praticam a ideia de compra compartilhada, um projeto piloto de negociação de alguns itens da curva A das empresas estudadas, assim como uma proposta de um modelo inicial de clube de compras, com suas regras e definições. Com essa pesquisa, foi possível responder positivamente a pergunta problema que embasou o projeto; sendo, sim, viável um modelo de clube de compras composto por empresas do transporte rodoviário para aquisição de itens da curva A, onde o mesmo reafirma a proposta de que um maior volume de compras gera a possibilidade de melhores negociações e consequentemente ganhos financeiros.en_US
dc.description.classGN - T38en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelo de clube de compras para curva a de suprimentos do transporte rodoviário.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.