Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/439
Título: Gestão do desempenho: um modelo que promova a melhoria da performance dos motoristas na Expresso Alvorada Ltda
Autor(es): Xavier, Amália Luísa Pedrosa
Soares, Carlos Eduardo
Carvalho, Felipe Cardoso de
Jesus, Fernando Gonçalves de
Vilaça, Luís Fernando Cardoso
Pires Junior, Olavo Rosa
Lima, Rodrigo
E-mail: amalialuisa@gmail.com
soares.ce@gmail.com
felipe.carvalho@vli-logistica.com.br
fernandogoncalves@transnorte.com.br
luisbio10@gmail.com
olavo.junior@viacaocometa.com.br
rodrigolima264@gmail.com
Orientador: Leão, Marcos Eugenio Vale
Número da turma: GN - T38
Data do documento: 2020
Citação: XAVIER, Amália Luísa Pedrosa et al. Gestão do desempenho: um modelo que promova a melhoria da performance dos motoristas na Expresso Alvorada Ltda. 2020. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020.
Resumo: A saúde mental e o esgotamento afetam a produtividade dos funcionários, podendo causar absenteísmo, resultando em efeitos negativos significativos para a organização. Sendo assim, como vantagem estratégica, a organização deve investir nos seus recursos humanos para se destacar da concorrência. A Expresso Alvorada Ltda., uma empresa mineira especializada no transporte de cargas siderúrgicas e no transporte de cimento a granel que atua há mais de 50 anos no mercado, assim como demais empresas do ramo, vem tendo dificuldades com a sua principal mão-de-obra, o motorista. Produtividade inadequada, altos índices de turnover e absenteísmo são alguns dos fatores que acometem a empresa. Tendo em vista tal situação, neste projeto foi proposto um modelo de gestão de desempenho dos motoristas visando a geração de resultados sustentáveis para a Expresso Alvorada Ltda. e qualidade de vida dos profissionais. Um levantamento das bases conceituais relacionadas ao tema e uma pesquisa da análise do setor e benchmarking foram realizados. Além disso, a realidade atual da empresa foi contextualizada e os elementos que determinam a performance dos seus motoristas foram determinados por uma pesquisa na escala Lickert aplicada à 1/3 dos motoristas, de forma espontânea e objetiva, mapeando e abordando 05 (cinco) dimensões identificadas que comprometem a performance dos motoristas: Sono e Saúde, Alimentação, Automedicação, Ambiente ocupacional e Qualidade de Vida. Também foi realizada uma entrevista com o diretor da Expresso Alvorada Ltda. Com as informações obtidas foram sugeridas ações, as quais fazem parte do programa Integração SAFE proposto neste projeto, que inclui 04 (quatro) pilares: Sono, Alimentação, Família e Exercícios físicos. O programa tem como objetivo melhorar a performance dos indicadores (absenteísmo, turnover, acidentes, multas de trânsito), redução dos custos com coparticipação no plano de saúde, melhor resultados financeiros com performance dos motoristas, criando uma cultura de valorização do motorista. O projeto mostrou-se viável para a Expresso Alvorada Ltda. em 2 anos de implantação.
Abstract: Mental health and burnout affect the employee productivity and may cause absenteeism, resulting in significant negative effects for the organization. Therefore, as a strategic advantage, the organization should invest in their human resources in order to stand out among the competition. Like many industries in the field, the Expresso Alvorada Ltd., a Brazilian company specialized in providing freight for the ferrous metallurgy and cement industries that has been operating for over 50 years, has been facing difficulties with its main workforce, the driver. Inadequate productivity, high turnover rates and absenteeism are some of the factors that afflict the company. Considering such situation, this project proposes a performance management model for drivers aiming to provide a sustainable results to Expresso Alvorada Ltda. and a life quality for these professionals. A collection of the conceptual basis related to this subject as well as a research of the sector’s analysis and benchmarking methods was carried out. In addition, the company’s current reality was contextualized and the elements that determine its driver’s performance were determined through a research done with 1/3 of the drivers using the Lickert scale, in a spontaneous and objective manner, to map and address 05 (five) dimensions identified as those that compromise the drivers’ performance: Health and Sleep, Nourishment, Self-Medication, Corporate environment and Quality of Life. An interview with the CEO of Expresso Alvorada Ltda. was also performed. Actions were suggested based on the information obtained, which compose the Integração SAFE program proposed in this project, that includes 04 (four) pillars: Sleep, Nourishment, Family and Physical Exercise. The program goals are to improve the indicators performance (absenteeism, turnover rate, accidents, traffic fines), reduce the costs with co-participation in health insurance plans, obtain better financial results through the drivers’ performance, creating a culture of valuing the driver. The project showed itself to be viable for Expresso Alvorada Ltd. within two years of implementation.
Palavras-chave: Gestão do desempenho
Transporte
Profissional motorista
Condições de trabalho
Fatores que comprometem a performance
Keywords: Performance management
Transport
Professional driver
Work conditions
Factors that negatively affect work performance
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão de desempenho.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.