Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/437
Título: Estudo dos aspectos da cultura organizacional nas decisões sobre a gestão da inovação na empresa Tora: uma análise à luz das dimensões culturais propostas por Hofstede em consonância com as empresas Transportadora Andrade Ltda., Transporte Brito & Brito Ltda., Expresso Nepomuceno SA
Autor(es): Brito, Júlia de Lima
Almeida, Leonardo
Gabriel, Leonardo Mendes
Lodi, Maria Cecília
Costa, Matheus Henrique de Andrade
Samia, Renan
E-mail: julialimabrito0113@gmail.com
leonardo@confins.com.br
leobhz@yahoo.com.br
projetos@tandrade.com.br
matheusradiojua@gmail.com
renancarvalho@expressonepomuceno.com.br
Orientador: Ziviani, Fabricio
Número da turma: GN - T38
Data do documento: 2020
Citação: BRITO, Júlia de Lima et al. Estudo dos aspectos da cultura organizacional nas decisões sobre a gestão da inovação na empresa Tora: uma análise à luz das dimensões culturais propostas por Hofstede em consonância com as empresas Transportadora Andrade Ltda., Transporte Brito & Brito Ltda., Expresso Nepomuceno SA. 2020. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020.
Resumo: Este Projeto Aplicativo aborda dois temas: Cultura Organizacional versus Inovação, ao pesquisar os aspectos culturais de quatro países e seu processo na gestão da inovação, quais sejam: Brasil, Chile, Uruguai e Argentina. Estes países foram os escolhidos por serem países onde a Empresa Tora Transportes tem Filiais. Necessitando adentrar no cenário global, e mesmo tendo grande peso e sendo consideravelmente conhecida a matriz de transporte de carga brasileira, e apesar de sua participação esmagadora no contexto do transporte, as empresas de transporte nacionais vêm perdendo competitividade e lucratividade, o que enseja a busca por novos métodos de trabalho e de gestão destas organizações para enfrentar os custos crescentes. Nesta busca por novas formas de trabalho e de gestão organizacional, este Projeto Aplicativo pretende ofertar às empresas de transporte de carga novos caminhos para enfrentar a competitividade e obter lucro, analisando a cultura local de cada um desses países e a melhor forma de gestão em termos de inovação, uma vez que a cultura determina as formas de gestão em todos os aspectos, e principalmente da inovação, buscando forma de reforçá-la nas empresas foco deste Projeto Aplicativo, o que pode se estender para as demais empresas do setor no Brasil.
Palavras-chave: Cultura organizacional
Inovação
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo dos aspectos da cultura organizacional nas decisões sobre a gestão da inovação na empresa Tora.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.