Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/436
Título: Logística fluvial de grãos no Arco Norte: um estudo da eficiência operacional de comboios
Autor(es): Cardanha, Bruno Henrique
Rodrigues, Carlos Eduardo Ramos
Serra, Fabio Vinicius da Silva
Santos, Rodrigo Tibúrcio dos
Corrêa, Vitor André Gatto
E-mail: bcardanha@beconal.com.br
marketing@exatacargo.com.br
vinicius.serra@gmail.com
tiburcio@beconal.com.br
vitorgatto@fedex.com
Orientador: Sousa, Renato de
Número da turma: GN - T37
Data do documento: 2020
Citação: CARDANHA, Bruno Henrique et al. Logística fluvial de grãos no Arco Norte: um estudo da eficiência operacional de comboios. 2020. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Manaus, 2020.
Resumo: A atual conjuntura do transporte fluvial de grãos no Brasil perpassa invariavelmente pela compreensão das peculiaridades que envolvem a temática, como as questões ambientais, legais e logísticas. Dentre as questões iniciais identificadas é a necessidade de estudar a bases conceituais sobre as hidrovias nacionais, o plantio e o mercado de soja no país e quais as características do transporte de grãos no Brasil. No que tange ao transporte hidroviário foi identificado que o Arco Norte desponta como uma possibilidade viável para o transporte de grãos, sendo de suma importância o investimento em melhorias no processo de transporte destes grãos. Notou-se também que o plantio de soja no país vem ganhando destaque uma vez que vários estados têm apresentado potencial neste tipo de produção. Em relação ao mercado de transporte destes grãos, foi observado que as expectativas sobre o mesmo se expressam em conformidade com o crescimento do mercado. Através de uma pesquisa bibliográfica e de campo, com caráter qualitativo e quantitativo, foi realizado um levantamento junto à empresa Transportes Bertolini Ltda, a qual é responsável pelo transporte de grãos de soja na região norte do país, sendo realizada uma série de análises como de mercado, de condições atuais da empresa e quais as possibilidades de otimização deste transporte, uma vez que atualmente os comboios operam com as opções de seis e nove balsas. Após os levantamentos técnicos necessários foi identificado que a opção de transformação dos comboios atuais para os de doze balsas se apresenta como uma alternativa viável operacional e economicamente para otimizar os resultados da empresa.
Abstract: The current conjuncture of river grain transport in Brazil invariably involves understanding the peculiarities surrounding the theme, such as environmental, legal and logistical issues. Among the initial issues identified is the need to study the conceptual bases on national waterways, planting and the soybean market in the country and what are the characteristics of grain transport in Brazil. Regarding waterway transport, it was identified that the North Arc emerges as a viable possibility for the transport of grains, being of paramount importance the investment in improvements in the transport process of these grains. It was also noted that soy planting in the country has been gaining prominence since several states have shown potential in this type of production. Regarding the transport market for these grains, it was observed that expectations about it are expressed in accordance with the growth of the market. Through a bibliographic and field research, with qualitative and quantitative character, a survey was carried out with the company Transportes Bertolini Ltda, which is responsible for the transportation of soy beans in the northern region of the country, being carried out a series of analyzes as current conditions of the company and what are the possibilities for optimizing this transport, since currently the trains operate with the options of six and nine ferries. After the necessary technical surveys, it was identified that the option of transforming the current trains to those of twelve ferries presents itself as a viable alternative, operationally and economically, to optimize the company's results.
Palavras-chave: Hidrovias
Transporte granelereiro
Comboio
Keywords: Waterways
Grain transport
Train
Cidade: Manaus
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Manaus, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Logística fluvial de grãos no Arco Norte.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.