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Título: Eficiência logística: um modelo que promove o desempenho operacional da VLI no Corredor Centro-Norte
Autor(es): Pereira, Alexandre Geraldo Chaves
Silva, Diego Brandão Teixeira
Silva, Eduardo Marques da
Morais, Jeferson Odilson de
Valadares, Natalia Cardoso
Fraga, Rayane Silveira
E-mail: alexandre.chaves@vli-logistica.com.br
diego.teixeira@vli-logistica.com.br
eduardo.marques.silva@vli-logistica.com.br
jeferson.morais@vli-logistica.com.br
natalia.valadares@vli-logistica.com.br
rsilveira.engenharia@outlook.com
Orientador: Sousa, Paulo Renato de
Número da turma: GN - T37
Data do documento: 2020
Citação: PEREIRA, Alexandre Geraldo Chaves et al. Eficiência logística: um modelo que promove o desempenho operacional da VLI no Corredor Centro-Norte. 2020. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Manaus, 2020.
Resumo: Este trabalho apresenta como tema principal o estudo da obtenção de eficiência operacional em uma companhia ferroviária, tendo sido o objeto de estudo a VLI, especificamente em seu corredor Centro-Norte, localizado em uma área considerada estratégica, abrangendo os estados Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, beneficiados pela guerra comercial entre Estados Unidos e China. Esses Estados aumentaram consideravelmente sua produção e exportação de grãos para os chineses. Foi constatado que a gestão por indicadores utilizada pela VLI estava ineficiente, não focada na correção de causas-raízes, e os times dedicavam mais tempo em discutir fatos passados do que em propor ou trabalhar em soluções para o futuro. Tais fatos contribuíam muito mais para um ambiente de competição e de apontamento de culpados do que de colaboração com visão sistêmica para o crescimento da companhia. A partir do momento que é de conhecimento da empresa e dos seus profissionais que serão feitos expressivos investimentos no corredor Centro-Norte em decorrência da expansão do volume de carga transportada, com o objetivo de atender ao aumento da demanda conforme esperado, é fundamental assegurar que os processos estejam estabilizados e que as perdas sejam eliminadas ou reduzidas, para que não seja padronizada uma cultura de desperdícios, mas sim uma cultura de gestão por processos que garantam a oferta de valor agregado proposta pela VLI. Foram analisados os comportamentos necessários para atingimento da eficiência operacional, definidos em sete, pela bibliografia utilizada, como também analisada a importância da gestão e do acompanhamento para sua efetividade. Tratou também esta pesquisa de estudar os modelos de eficiência aplicados em companhias internacionais e registrados na bibliografia utilizada que podem ser tratados como diferenciais para algumas empresas atingirem a eficiência operacional e outras não, discorrendo sobre os elementos que mais comumente estavam presentes nesses modelos, elegendo o Sistema Toyota de Produção (TPS) como referência de modelo de eficiência operacional. Com a escolha do modelo de referência, foi contextualizada a história do TPS, as razões pelas quais esse modelo foi elaborado, seu desenvolvimento como sistema de produção e a conceituação de seus princípios e pilares. Dentre os inúmeros resultados alcançados com a aplicação do TPS como modelo de gestão, são destacados aqueles que se consubstanciaram no desenvolvimento das Lideranças, para fomentar a compreensão da filosofia do modelo, para aplicação no dia a dia, de modo que o ambiente esteja favorável à exposição de problemas, desenvolvimento de pessoas e integração dos times para a busca de soluções dos problemas outrora levantados, propiciando um ambiente que incentive a melhoria contínua nos processos e permita que o foco esteja nas soluções e não mais em culpados, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e sadio, transformando a vida das pessoas e atendendo à necessidade dos clientes, gerando resultados sustentáveis.
Abstract: This paper presents as a main theme or study of operational efficiency in a railway company, having been the object of study in VLI, using the north corridor. The performances used to achieve operational efficiency were analyzed, applied in seven, by the bibliography used as well as the importance of management and monitoring of their effectiveness were also analyzed. The Centro Norte corridor is located in an area considered strategic by VLI, covering the states of Maranhão, Tocantins, Piauí and Bahia, benefited by the trade war between the United States and China, these states have considerably increased their production and export of grain to the Chinese. It was found that the management by indicators used by VLI was inefficient, not focused on correcting root causes and the teams devoted more time to discussing past facts than to proposing or working on solutions for the future. Facts that contributed much more to an environment of competition and the apportionment of culprits than to collaboration with a systemic vision for the growth of the company. As soon as the company and its professionals are aware that significant investments will be made in the Centro Norte corridor due to the expansion of the volume of cargo transported, in order to meet the increase in demand as expected, it is essential to ensure that the processes are stabilized and that the losses are eliminated or reduced, so that a culture of waste is not standardized, but a culture of management by processes that guarantee the value-added offer proposed by VLI. The behaviors necessary to achieve operational efficiency, defined in seven, were analyzed by the bibliography used, as well as the importance of management and monitoring for their effectiveness. This research also addressed the study of efficiency models applied in international companies and recorded in the bibliography used, which can be treated as differentials for some companies to achieve operational efficiency and others not, discussing the elements that were most commonly present in these models , choosing the Toyota Production System (TPS) as a reference for production efficiency model. With the choice of the reference model, the history of TPS was contextualized, the reasons why this model was developed, its development as a production system and the conceptualization of its principles and pillars. Among the countless results achieved with the application of the TPS as a management model, we highlight those that were embodied in the development of the leaders, to foster the understanding of the philosophy of the model, for application in daily life, so that the environment is favorable to the exposure of problems, development of people and integration of teams to search for solutions to problems previously raised, providing an environment that encourages continuous improvement in processes and allows the focus to be on solutions and no longer on culprits, ensuring a work environment safer and healthier, transforming people's lives and meeting customers' needs, generating sustainable results.
Palavras-chave: Eficiência operacional
TPS
Logística
Ferrovia
Keywords: Production efficiency
Logistics
Railway
Cidade: Manaus
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Manaus, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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