Repositório Digital do Transporte

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Título: Marketing e sustentabilidade: um estudo de viabilidade para a utilização de fontes alternativas de energia para o transporte rodoviário de passageiros
Autor(es): Pereira, Cesar Augusto
Mendes, Filipe
Richter, Jessica Kipper
Garcia, Luiz Felipe
Schmitz, Marcelo
E-mail: cesar.pereira@latam.com
filipe.mendes@autoviacao1001.com.br
jeh_richter8@hotmail.com
luiz.garcia@princesadoscampos.com.br
marcelo@guarios.com.br
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: GN - T36
Data do documento: 2019
Citação: PEREIRA, Cesar Augusto et al. Marketing e sustentabilidade: um estudo de viabilidade para a utilização de fontes alternativas de energia para o transporte rodoviário de passageiros. 2019. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2019.
Resumo: O presente estudo busca a compreensão da temática através do mapeamento das deficiências logísticas, as reais necessidades e demandas da população, para que seja possível mensurar quais são as barreiras e se é possível introduzir no sistema rodoviário de passageiros um veículo que utilize combustão alternativa. Uma questão que justifica a demanda por estudos como este é que mais de 30% da poluição presente no meio ambiente vêm do setor de transporte. Além disso, o setor gera 41% de micropartículas suspensas, conhecidos como as mais prejudiciais à saúde. A existência deste cenário exige alternativas de eficiência energética e cuidado ambiental que busquem melhorar os meios de transporte. Os índices de poluição são alarmantes, é esperado um aumento global das emissões de GEE do setor de transportes de aproximadamente 57% para o período 2005-2030. Confrontado com o aumento dos preços e sinais de escassez de petróleo é conveniente pensar em alternativas para reduzir a dependência deste combustível. Nesse sentido é preciso focar na prática da sustentabilidade, no uso eficiente de energia, nas energias renováveis e na inovação por meio da automatização e sistemas de gestão para empresas e uso de veículos elétricos que podem oferecer índice nulo de emissões de CO2, além de menor custo de manutenção, baixa emissão de ruídos e custos operacionais menores. Conforme citado por um dos entrevistados no trabalho, esta é uma evolução quase que obrigatória ao setor, o ônibus elétrico tem que vir para trazer diferenciais e tecnologia ao segmento, pois o transporte rodoviário está há muitos anos sem agregar valor ao usuário e acabou perdendo mercado principalmente para aviação. O modelo desenvolvido neste trabalho demonstra ser possível realizar o transporte rodoviário de passageiros utilizando um veículo 100%, alinhando a empresa com as expectativas globais de sustentabilidade. Entretanto, uma série de ressalvas devem ser consideradas, o que consequentemente significa que adotar este modelo de imediato e em grande volume seja deveras arriscado. Foi identificado somente 1 (um) fornecedor de chassis capaz de suprir uma solução plausível para as simulações realizadas. Ainda sobre o fornecimento de ônibus elétricos, o custo de um veículo desta natureza chega ser o triplo de um veículo convencional. É preciso também ponderar sobre a pequena quantidade de eletrovias implantadas no país. A instalação destes pontos de recarga são de suma importância para aumentar a autonomia dos ônibus e facilitar a adoção de veículos elétricos. Ainda há poucos exemplos de transporte rodoviário 100% eletrificado, restritos à Europa e que contam com infraestrutura já instalada. Apesar de todas as dificuldades, é importante considerar que este tipo de modal é novo em escala global, ou seja, dificuldades similares devem ocorrer de maneira parecida para outras empresas e em outros países. Isto significa que o tempo aliado a resolução de problemas externos e os governos agindo como facilitadores tornarão a solução mais viável para um cenário de longo prazo (superior a 10 anos).
Abstract: This study aims to understand the theme through the mapping of logistical deficiencies, such as real and population demand needs, so that it is possible to measure what are the barriers and whether it is possible to apply to the passenger road system or vehicle that uses alternative fuel. One issue that justifies the demand for studies like this is more than 30% of the pollution present in the environment near the transport sector. In addition, the industry generates 41% of suspended microparticles, known to be most harmful to health. The existence of this scenario requires energy efficiency alternatives and environmental care that improves the means of transportation. Pollution rates are alarming, and global transport GHG is expected to increase by approximately 57% over the period 2005-2030. Faced with rising prices and signs of oil shortages, it is convenient to think of alternatives to reduce dependence on this fuel. In this sense, it is necessary to focus on the practice of sustainability, not using efficient energy, renewable energy and innovation through automation and management systems for companies and the use of electric vehicles that can offer zero CO2, in addition to the lower cost of maintenance, low noise and lower operating costs. As quoted by one of the interviewees in the paper, this is an almost obligatory evolution for the sector, the electric bus has to come to differentiate and technology for segment, because road transport has been adding value to the user for many years and ended up losing market mainly. for aviation. The model developed in this paper demonstrates that it is possible to carry out road passenger transport using a 100% electric vehicle, aligning the company with global sustainability expectations. However, a number of caveats must be considered, which consequently means that adopting this model immediately and in large volume is quite risky. Only one (1) chassis supplier capable of providing a plausible solution to the simulations performed was identified. Still on the supply of electric buses, the cost of a vehicle of this nature is triple the cost of a conventional vehicle. It is also necessary to consider the small number of installed electricways in the country. The installation of these recharging points is of paramount importance to increase the autonomy of buses and facilitate the adoption of electric vehicles. There are still few examples of 100% electrified road transport, restricted to Europe and with already installed infrastructure. Despite all the difficulties, it is important to consider that this type of modal is new on a global scale, similar difficulties should occur similarly for other companies and in other countries. This means that time combined with external problem solving and governments acting as facilitators will make the solution more viable for a longer term scenario (over 10 years).
Palavras-chave: Transporte rodoviário
Ônibus elétrico
Sustentabilidade
Inovação
Keywords: Road transport
Electric bus
Sustainability
Innovation
Cidade: Curitiba
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2019.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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