Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBaroni, Rodrigo-
dc.contributor.authorOtero, Claudia-
dc.contributor.authorLatuf, Denis-
dc.contributor.authorBruschi, Joice-
dc.contributor.authorSlapnicka, Rodrigo-
dc.date.accessioned2020-12-11T20:07:33Z-
dc.date.available2020-12-11T20:07:33Z-
dc.date.issued2019en_US
dc.identifier.citationOTERO, Claudia et al. Mobile payment: a implantação de novos meios de pagamento para o transporte coletivo urbano no município de São José dos Pinhais (PR). 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2019.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/428-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2019.en_US
dc.subjectPagamento móvelen_US
dc.subjectNear field communication (NFC)en_US
dc.subjectInternet das coisasen_US
dc.titleMobile payment: a implantação de novos meios de pagamento para o transporte coletivo urbano no município de São José dos Pinhais (PR)en_US
dc.contributor.emailcfotero@voegol.com.bren_US
dc.contributor.emaildenis.latuf@transpiedade.com.bren_US
dc.contributor.emailjoice.bruschi@viacaosaojose.com.bren_US
dc.contributor.emailrodrigo@transtusa.com.bren_US
dc.publisher.cityCuritibaen_US
dc.description.resumoAs diversas inovações tecnológicas capazes de serem acessadas de um smartphone evoluíram em uma velocidade que as empresas do ramo de transporte coletivo público de passageiros não conseguiram acompanhar, deixando uma perigosa lacuna no mercado para novos entrantes. Este projeto teve por objetivo analisar formas de facilitar o acesso e a compra de passagens para os clientes do transporte coletivo, utilizando tecnologias que permitam pagamento por smartphones. Os benefícios pretendidos com este projeto estão associados a melhorar a qualidade de serviços prestados aumentando a interatividade com o cliente, agilizar o processo de compras, aumentar a segurança nas transações financeiras, reduzir custos operacionais e atrair uma parcela dos clientes que deixaram de usar o transporte coletivo. Para tanto, a metodologia empregada se valeu de pesquisas qualitativas com pessoas envolvidas em várias etapas da prestação dos serviços de transporte, leitura de material relacionado às inovações tecnológicas para pagamentos, modelos de plataformas de relacionamento com clientes, leituras técnicas sobre Internet das Coisas, participação no Congresso Arena ANTP promovido pela Associação Nacional de Transporte Público, e benchmarking com empresas que já aplicam soluções no mercado como mobile payments. Foi possível obter informações relevantes de diversas tecnologias, principalmente sobre NFC (Near Field Communication) e o impacto positivo dos clientes ao movimento de modernização dos processos. Os resultados de viabilidade econômica e outros riscos foram abordados por meio da elaboração de um projeto piloto na Auto Viação São José dos Pinhais Ltda. (PR), que foi avaliado como tecnicamente e financeiramente viável. Com as informações coletadas, experiências vivenciadas de pagamento via NFC, visitas técnicas e resultados de benchmarking, este projeto evidencia que este investimento em inovação tecnológica e plataformas transparentes de comunicação com clientes já se tornou mandatório no transporte coletivo público de pessoas nas cidades.en_US
dc.description.classGN - T36en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mobile payment.pdf996.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.