Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/423
Título: Liderança em gestão de projetos: estudo sobre os gaps da liderança em gestão de projetos em empresa de transporte aéreo
Autor(es): Menezes, Aline
Rosemberg, Leonardo
Oliveira, Paulo Júnio
Daher, Pedro
Lima, Renan
Correia, Renata
E-mail: aline.menezes@voeazul.com.br
leonardo.copari@voeazul.com.br
paulo.jvieiraoliveira@gmail.com
pedro.daher@vale.com
renan.lima@vale.com
renata.lima@latam.com
Orientador: Boaventura, Márcio
Número da turma: GN - T35
Data do documento: 2019
Citação: MENEZES, Aline et al. Liderança em gestão de projetos: estudo sobre os gaps da liderança em gestão de projetos em empresa de transporte aéreo. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2019.
Resumo: O estudo tem como objetivo principal mapear as características necessárias para um líder de projetos, identificando quais lacunas de conhecimento e comportamento são encontradas nos líderes que atuam nas organizações atualmente. Na metodologia, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema liderança, suas deficiências e competências, buscando subsídios para embasar o desenvolvimento deste estudo. A partir daí, foi desenvolvido um método capaz de ajudar as empresas a averiguarem o grau de maturidade de seus gestores no quesito gerenciamento de projetos. Esse método foi aplicado na forma de um questionário para os gestores de uma empresa brasileira do segmento de transporte aéreo de passageiros, abordando os aspectos gerais da amostra avaliada, a capacidade e o conhecimento em gestão de projetos desses gestores, para identificação de possíveis skills e gaps em suas competências principais. A partir da aplicação do questionário, foi possível concluir que a ferramenta utilizada para verificar se os gestores podem atuar como gestores de projetos foi eficaz, o que possibilitou o desenvolvimento de uma proposta de solução para os desvios encontrados. É importante ressaltar que o questionário desenvolvido pode ser utilizado por qualquer empresa de transportes, independente do modal, para a avaliação da maturidade de seus gestores.
Palavras-chave: Gestão de projetos
Liderança
Transporte aéreo
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2019.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Liderança em gestão de projetos.pdf1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.