Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/419
Título: Distribuição urbana de carga: a problemática da distribuição de carga nos grandes centros urbanos
Autor(es): Saturnino, Amanda Souza
Souza, Lucas
Mesquita, Márcio
Oliveira, Pedro Henrique Moraes de
Teixeira, Ricardo Alexandre
Silva, Simone da
E-mail: amandasouza@setelagos.com.br
lucaslimabsouza@gmail.com
presidencia@setrabh.org.br
phmoliveira@voegol.com.br
gerentecrf@transmartins.com.br
simone.felix@vli-logistica.com.br
Orientador: Souza, Paulo Renato de
Número da turma: GN - T35
Data do documento: 2019
Citação: SATURNINO, Amanda Souza et al. Distribuição urbana de carga: a problemática da distribuição de carga nos grandes centros urbanos. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2019.
Resumo: O presente projeto aplicativo apresenta como tema a Distribuição Urbana de Cargas e a problemática da distribuição de carga nos grandes centros urbanos e tem como objetivo avaliar os impactos e possíveis formas de solucionar os problemas da distribuição nos grandes centros. O transporte é considerado a indústria mais importante do mundo e a distribuição urbana de cargas representa uma atividade de muita importância para os centros urbanos. Porém, os grandes centros urbanos enfrentam muitos problemas relacionados a falta de vagas, alto custo operacional, falta de planejamento, falta de fiscalização, entre outros problemas que acabam afetando a cadeia logística. Esses impactos refletem diretamente no meio ambiente e na qualidade de vida dos habitantes da região, sendo necessário que as empresas de transporte busquem constantemente maneiras inovadoras para realizarem suas operações, buscando sanar as adversidades encontradas nas distribuições de cargas nos grandes centros urbanos. Através de uma pesquisa qualitativa, o presente estudo buscou traduzir a relevância da análise da problemática da distribuição de cargas nos grandes centros urbanos atuais, em relação ao processo evolutivo da logística e seu impacto em um mundo globalizado. A pesquisa considerou a mobilidade das pessoas que tendem a ficar cada vez mais prejudicada diante deste cenário, observou-se ainda como a população está distribuída nos grandes centros e por fim, realizou-se um benchmarking na empresa Pedivela, uma startup que busca resolver os problemas de entregas nas cidades por meio de ciclistas autônomos, reduzindo os custos logísticos e humanizando o trânsito.
Palavras-chave: Logística
Distribuição de cargas
Centros urbanos
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2019.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Distribuição urbana de carga.pdf2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.