Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/41
Título: Projeto de adaptação da tecnologia embarcada do consórcio Guaicurus para atender os deficientes visuais
Autor(es): Pinto, Claudeonor Augusto
Brito, Evaldo Ortiz
Ferreira, Márcia Gomes
Coutinho, Renato Assis
Strengari, Robson Luis
E-mail: compras@vcgrande.com.br
planejamento@vcgrande.com.br
vcgrande@vcgrande.com.br
renato.coutinho@agereg.capital.ms.gov.br
strengari@outlook.com
Orientador: Travassos, Juliana
Número da turma: GN - T19
Data do documento: 2018
Citação: PINTO, Claudeonor Augusto et al. Projeto de adaptação da tecnologia embarcada do consórcio Guaicurus para atender os deficientes visuais. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Campo Grande, 2018.
Resumo: Os deficientes visuais encontram dificuldades em se deslocar dentro da cidade utilizando o transporte coletivo urbano, muitas vezes dependem da ajuda de estranhos ou de acompanhantes, que nem sempre obtém. Na cidade de Campo Grande, há pouco investimento de estrutura para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida (rampas, elevadores, semáforos, banheiros adaptados, calçadas), decorrente do fato de que os órgãos gestores não concedem nenhum incentivo à população e ao comércio para ampliar as adaptações para estas pessoas. No transporte coletivo urbano, as empresas vêm gradualmente se adequando no que se refere a acessibilidade como: elevador nos ônibus, espaço para cadeirantes, banco na parte dianteira para deficiente visual ou que tenha dificuldade de locomoção, etc. Atualmente, o deficiente visual, para se deslocar utilizando o transporte coletivo, possui dificuldade em: identificar se está no ponto de ônibus, se embarcou no ônibus da linha aguardada e se o local de desembarque é o correto; para isto é necessário que tenha auxilio de outras pessoas, correndo o risco de nem sempre encontrar alguém no caminho e com a disponibilidade de auxilia-lo corretamente. Estes fatores se tornam barreiras na sua independência para descolamento, deixando-o muitas vezes impossibilitado de ter um convívio social, trabalhar e realizar até pequenas atividades do dia a dia. Diante deste cenário, buscamos analisar alternativas que permitissem reduzir as dificuldades de deslocamento do deficiente visual, pois se percebe que as informações disponibilizadas no transporte são quase que na sua totalidade visuais. Por este motivo, propomos o desenvolvimento de um aplicativo que auxilie na utilização do transporte coletivo, possibilitando maior independência e contribuindo para a inclusão social deste público.
Palavras-chave: Deficiente visual
Transporte coletivo
Acessibilidade
Cidade: Campo Grande
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Campo Grande, 2018.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto de adaptação do consórcio Guaicurus.pdf983.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.