Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHalawi, Leila-
dc.contributor.authorYoussef, Diogo-
dc.contributor.authorOliveira, Fabiano Gomes de-
dc.contributor.authorCenteno, João-
dc.contributor.authorOliveira, Luciano Figueiredo Vale de-
dc.date.accessioned2020-05-27T13:35:14Z-
dc.date.available2020-05-27T13:35:14Z-
dc.date.issued2019en_US
dc.identifier.citationYOUSSEF, Diogo et al. Contingency fuel reduction. 2019. 55 f. Capstone Project (Aviation Management Certificate Program) - Embry-Riddle Aeronautical University; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2019.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/400-
dc.descriptionCapstone Project (Aviation Management Certificate Program) - Embry-Riddle Aeronautical University; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2019.en_US
dc.description.abstractEste projeto revisa os regulamentos mínimos de combustível para voos comerciais de passageiros em diferentes países, e pretende apoiar cientificamente uma mudança na regulamentação existente do requisito de combustível de contingência no Brasil. Essa mudança representa uma economia de combustível nas operações aéreas brasileiras, e desdobra-se em vantagem competitiva para as empresas aéreas brasileiras quando comparadas com aos operadores aéreos estrangeiros. O objetivo deste projeto é fornecer aos reguladores da aviação civil Brasileira dados necessários para justificar a redução dos valores de combustível de contingência dos atuais 10% para 5%. Este projeto tem sua análise baseada em dados históricos de planejamento e consumo de combustível de voos de duas grandes companhias aéreas brasileiras, que operam de acordo com o Regulamento de Aviação Civil RBAC 121. Estes dados históricos foram analisados, estabelecendo-se as relações entre o planejamento e a execução do voo, indicando-se o combustível que foi efetivamente planejado e consumido em cada etapa do voo. A análise do impacto da alteração do combustível de contingência de 10% para 5%, foi feita pela simulação de múltiplos cenários capazes de simular diferentes quantidade de combustível planejado e consumido. O modelo matemático é simulado usando a metodologia de Monte Carlo, que calcula a quantidade de combustível remanescente de cada voo simulado para analisar o risco da operação e suportar a tomada de decisão. Diante disso, este projeto apresenta uma proposta teórica e prática para reduzir os valores mínimos de combustível de contingência exigidos pela legislação brasileira, garantindo segurança e eficiência nas operações de voo.en_US
dc.subjectContingency fuelen_US
dc.subjectFuel consumptionen_US
dc.titleContingency fuel reductionen_US
dc.contributor.emaildiogo.youssef@avianca.com.bren_US
dc.contributor.emailfgoliveira@voegol.com.bren_US
dc.contributor.emailjccenteno@voegol.com.bren_US
dc.contributor.emailluciano.figueiredo@latam.comen_US
dc.publisher.citySão Pauloen_US
dc.subject.keywordCombustível de contingênciaen_US
dc.subject.keywordConsumo de combustívelen_US
dc.description.resumoThis project reviews the minimum fuel regulations for commercial passenger flights in different countries and intends to scientifically support a change in the existing contingency fuel requirement regulation in Brazil. This change represents fuel savings for Brazilian air operations, and it deploys into competitive advantage for Brazilian airlines compared to foreign air operators. The objective of this project is to provide the Brazilian civil aviation regulators with the necessary data to justify the reduction of the contingency fuel values from the current 10% to 5%. This project bases the analysis on the historical data of fuel planning and fuel consumption from two major Brazilian airlines, operating under the Civil Aviation Regulation RBAC 121. The historical data is analyzed by establishing relationships between flight planning and execution, indicating the fuel that was planned and consumed at each stage of the flight. The analysis of the impact in the contingency fuel change from 10% to 5% was made by simulating multiple scenarios capable of creating different fuel quantities for flight planning and random consumption values. The mathematical model is simulated using the Monte Carlo methodology, which calculates the amount of remaining fuel from each simulated flight to analyze the operational risk, then support decision making. Therefore, this project presents a theoretical and practical proposal to reduce the minimum contingency fuel values required by Brazilian regulation, with a focus on safe and efficient flight operations.en_US
dc.description.classAVM - T03en_US
Aparece nas coleções:Aviation Management (AVM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contingency fuel reduction.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.