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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHalawi, Leila-
dc.contributor.authorPereira, Clarissa Pinheiro-
dc.contributor.authorSakashita, Eduardo-
dc.contributor.authorGrande, Eliudes Del-
dc.contributor.authorBevilacqua, Guilherme-
dc.date.accessioned2020-05-27T13:34:06Z-
dc.date.available2020-05-27T13:34:06Z-
dc.date.issued2019en_US
dc.identifier.citationPEREIRA, Clarissa Pinheiro et al. A study on spare aircraft Brazilian airlines. 2019. 118 f. Capstone Project (Aviation Management Certificate Program) - Embry-Riddle Aeronautical University; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2019.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/397-
dc.descriptionCapstone Project (Aviation Management Certificate Program) - Embry-Riddle Aeronautical University; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2019.en_US
dc.description.abstractEm todo o mundo, as companhias aéreas lutam para se manter lucrativas. Elas são profundamente afetadas pela economia da região. Esses impactos vão desde o preço do combustível e da taxa de câmbio ao nível de emprego e salário médio na região. Isso torna imperativo controlar o custo e também equilibrar muito bem com nível de serviço. A utilização de aeronaves é um KPI que mede a produtividade. Uma companhia aérea tem uma alta utilização da aeronave, significa que seus recursos apresentam alta produtividade, portanto, apresentam uma eficiência de custo superior. Por outro lado, cancelamentos e atrasos de voos resultam em custos e insatisfação dos passageiros. No Brasil, existe uma lei que estabelece como a companhia aérea deve compensar o passageiro; chamado "Resolução 400". Que dita como as companhias aéreas são responsáveis por compensar o passageiro, mesmo com a deterioração de condições climáticas que venham causar atrasos ou cancelamentos. Os pesquisadores calcularam o custo da compensação com um cancelamento de voo e compararam esse valor com o custo de uma aeronave sobressalente adicionada à frota. Os pesquisadores usaram a versão de estudante do software LINDO ™ Classic para encontrar o tamanho ideal da frota da malha. A mesma rede foi carregada no otimizador de malha, o AirVision® Planning e Scheduling, e eles obtiveram o mesmo valor. Ao aumentar uma aeronave para a frota, os pesquisadores puderam avaliar o efeito na taxa de utilização da aeronave. O estudo forneceu o ponto de equilíbrio anual, podendo comparar com eficácia das aeronaves sobressalentes e o investimento necessário par se ter uma aeronave extra. Se a aeronave sobressalente, em um ano, for capaz de impedir 365 cancelamentos ou mais, pagaria seu investimento. Os pesquisadores consideraram apenas uma fração do custo total do cancelamento devido à disponibilidade e confidencialidade de dados. Em conclusão, os pesquisadores recomendam que todas as companhias aéreas estudem proativamente os benefícios se de ter uma aeronave sobressalente para sua operação. No entanto, a análise deve ser conduzida por completo, incluindo todos os departamentos. Portanto, o custo total do cancelamento ou atraso do voo pode ser calculado, bem como a eficácia da aeronave sobressalente. O investimento na aeronave pode trazer redução de custos e aumento da satisfação do passageiro.en_US
dc.subjectAirlineen_US
dc.subjectSpare aircraften_US
dc.titleA study on spare aircraft Brazilian airlinesen_US
dc.contributor.emailcmteclarissa@yahoo.com.bren_US
dc.contributor.emaileduardo.sakashita@avianca.com.bren_US
dc.contributor.emaileliudes.grande@latam.comen_US
dc.contributor.emailgui85bs@gmail.comen_US
dc.publisher.citySão Pauloen_US
dc.subject.keywordCompanhias aéreaen_US
dc.subject.keywordAeronave sobressalenteen_US
dc.description.resumoAll around the globe, the airlines struggle to sustain profitability. They are deeply affected by the region’s economy. It goes from the fuel price and exchange rate to the level of employment and average salary. That makes it imperative to control the cost, and also to balance very well the cost and level of service. Aircraft utilization is one KPI that measures productivity. Once the airline has a high aircraft utilization, it means that the resource has been productive, hence more cost-efficient. On the other hand, flight cancelations and delays result in costs and passengers’ dissatisfaction. In Brazil, there is a law that establishes how the airline must compensate the passenger; it is called “Resolução 400”. According to the local law, the airlines are responsible for compensating the passenger even in weather deterioration that causes delays or cancelations. The researchers calculated the compensation cost with a flight cancelation and compared that value with the cost of one spare aircraft added to the fleet The researchers used the software LINDO™ Classic student version to find the optimal fleet size of the network. The same network was uploaded in actual aviation network optimizer, the AirVision® Planning, and Scheduling, and they obtained the same value. By increasing one aircraft to the fleet, the researchers could evaluate the effect on the aircraft utilization rate. The study provides the annual break-even point and compares the effectiveness of the spare aircraft with the investment of an extra airplane. If the spare aircraft, in a year, is capable of preventing 365 cancelations or more, it would pay the investments. The researchers considered only a fraction of the total cost of cancelation due to the availability and sensitivity of the data. In conclusion, the researchers recommend that every airline proactively study and act on how beneficial having a spare aircraft can be to their operation. However, they should conduct it thoroughly, including all departments. So the total cost of flight cancelation or delay can be calculated, as well as the effectiveness of the spare aircraft. The investment with the aircraft can bring cost reduction and increment of passenger satisfaction.en_US
dc.description.classAVM - T03en_US
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