Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/393
Título: Gestão de custos de estoques de peças de reposição na manutenção de frotas: análise em uma empresa de transporte coletivo de passageiros no interior de Mato Grosso do Sul
Autor(es): Melo, Carlos Savio de
Saccol, Daniele
Araujo, Gledson Douglas Ferreira
Vedovato, Nelia
Cápia, Rafael Moura
Martins, Rogério Biceglia
E-mail: carlos.savio@viaturms.com.br
danisaccol@gmail.com
douglas.ferreira@conlogsa.com.br
rh01@cgucg.com.br
rafaelcapia@kalungatransportes.com.br
rogerio@maxpp.com.br
Orientador: Ferreira, Paulo César Pêgas
Número da turma: GN - T32
Data do documento: 2019
Citação: MELO, Carlos Savio de et al. Gestão de custos de estoques de peças de reposição na manutenção de frotas: análise em uma empresa de transporte coletivo de passageiros no interior de Mato Grosso do Sul. 2019. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Campo Grande, 2019.
Resumo: O desenvolvimento desta pesquisa tem como finalidade demonstrar e oferecer formas de gestão de compras e estoques junto às empresas de transporte coletivos de passageiros na modalidade urbana, mais precisamente as de pequeno porte instaladas no interior de Mato Grosso do Sul, dado que estas empresas se encontram inseridas em um ambiente marcado pela baixa demanda de passageiros e consequentemente a redução de custos, assim como a melhoria do nível de serviço, são elementos importantes para a sustentabilidade das empresas e fatores decisivos para a tomada de decisão, que podem afetar direta ou indiretamente no futuro destas organizações, pois exercem influência relevante na competitividade, na participação de mercado e nos resultados econômicos e financeiros. A proposta do trabalho se relaciona com o estabelecimento de níveis de estoque mínimo e ponto de reposição ideal de peças para a manutenção dos veículos da frota, se relacionando com os impactos financeiros e nos níveis de serviços do setor de manutenção. Assim, esta proposta investigativa apresenta e analisa opções para um melhor gerenciamento de estoques de peças de reposição e consequentemente a redução de custos. Com isso, no estudo em questão há uma abordagem descritiva qualitativa, quanto utiliza como instrumento os dados de empresas de transporte coletivos de passageiros do interior do Estado de Mato Grosso do Sul. A base bibliográfica utilizada foi feita através de livros, revistas, teses, trabalhos científicos e materiais disponibilizados na Internet, da área de transportes de passageiros, compôs-se a parte teórica.
Abstract: The development of this research aims to demonstrate and offer forms of purchasing and inventory management with urban passenger transport companies, more specifically the small ones installed in the interior of Mato Grosso do Sul, since these companies are inserted in an environment marked by low passenger demand and consequently the reduction of costs, as well as the improvement of the service level, are important elements for the companies' sustainability and decisive factors for decision making, which may directly or indirectly affect the future of these organizations, as they have a significant influence on competitiveness, market share and economic and financial results. The purpose of this work is to establish minimum inventory levels and the ideal spare parts replacement point for fleet vehicle maintenance, relating to the financial impacts and service levels of the maintenance sector. Thus, this investigative proposal presents the attempt to analyze options for better spare parts inventory management and consequently the cost reduction. Thus, in the study in question there is a qualitative exploratory approach, as it uses as data instrument of collective passenger transport companies in the interior of the state of Mato Grosso do Sul. The methodological basis used is exploratory and bibliographic, through books. , journals, theses, scientific papers and materials available on the Internet, in the area of passenger transport, consisted of the theoretical part.
Palavras-chave: Custo
Estoque
Decisão
Resultado
Keywords: Cost
Stock
Decision
Result
Cidade: Campo Grande
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Campo Grande, 2019.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão de custos de estoques de peças de reposição na manutenção de frotas.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.