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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeão, Marcos Eugênio Vale-
dc.contributor.authorSchuchardt, Cristiano J.-
dc.contributor.authorRoza, Fabio da Silva-
dc.contributor.authorZuchowski, Marcelo M.-
dc.contributor.authorJunckes, Murilo R.-
dc.contributor.authorBrum, Vanessa R. de-
dc.date.accessioned2020-05-19T15:18:15Z-
dc.date.available2020-05-19T15:18:15Z-
dc.date.issued2019en_US
dc.identifier.citationSCHUCHARDT, Cristiano J. et al. A geração de valor: um modelo aplicado ao fortalecimento e geração de demanda no setor de transporte de passageiros. 2019. 132 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Florianópolis, 2019.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/386-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Florianópolis, 2019.en_US
dc.description.abstractIn recent years, inter-municipal passenger transport companies in the state of Rio Grande do Sul have been facing an increasingly competitive market in which technological innovations have encouraged the creation of alternative mobility options for the population and, consequently, new competitions in the sector. Given this scenario, companies need to create and participate in actions that strengthen their performance to attract, retain and regain their customers. In an analysis of this sector, it was observed that the current moment of most passenger transport companies in RS presents little competitiveness when the subject to be discussed is innovation, technology, price, comfort and satisfaction for its users and, as a result, end up not being chosen when there are, at the same time, other transport options that offer value-added services that guarantee passenger satisfaction. Considering this, it becomes completely relevant to the companies' strategic and competitive viability that they make every effort in a new model that allows users to be satisfied to choose the services offered by the regular companies of Rio Grande do Sul. With these considerations, this paper aims to present a model applied to the demand strengthening and generation that aims to guarantee to the customers a new relationship model that generates satisfaction and adds value in their travel experience. The in-depth study of researches and relationship marketing concepts, as well as the application of tools such as the “Blue Ocean” and the “Value Proposition Canvas” allowed us to identify and understand what customers need and to adjust to their desires so the suggested model could achieve the best possible performance for users' requirements. Therefore, the proposed model seeks to recover this demand and turn it into better results for the companies involved. Operational, strategic, political, legal, and financial feasibility analyzes have shown that the model largely becomes applicable as there are major barriers to break for its full implementation, from the current regulatory model to a change in managers’ mindset, who often do not focus on the innovation and creativity needed to do so.en_US
dc.subjectInovaçãoen_US
dc.subjectTecnologiaen_US
dc.subjectValoren_US
dc.subjectSatisfaçãoen_US
dc.subjectDemandaen_US
dc.titleA geração de valor: um modelo aplicado ao fortalecimento e geração de demanda no setor de transporte de passageirosen_US
dc.contributor.emailcristiano.schuchardt@transville.com.bren_US
dc.contributor.emailfabio.roza@integrajca.com.bren_US
dc.contributor.emailmarcelo@santacruzbus.com.bren_US
dc.contributor.emailmurilojunckes@gmail.comen_US
dc.contributor.emailvanessa@santacruzbus.com.bren_US
dc.publisher.cityFlorianópolisen_US
dc.subject.keywordInnovationen_US
dc.subject.keywordTechnologyen_US
dc.subject.keywordValueen_US
dc.subject.keywordSatisfactionen_US
dc.subject.keywordDemanden_US
dc.description.resumoNos últimos anos, as empresas de transportes intermunicipais de passageiros do Estado do Rio Grande do Sul têm enfrentado um mercado cada vez mais competitivo, no qual as inovações tecnológicas incentivaram a criação de opções de mobilidades alternativas para a população e, por consequência, de novas concorrências no setor. Diante deste cenário, se torna necessário que as empresas criem e participem de ações que fortaleçam suas performances para atrair, manter e reconquistar seus clientes. Em uma análise deste setor, observou-se que o atual momento a maioria das empresas de transportes de passageiros no RS apresenta pouca competitividade quando o assunto a ser discutido é inovação, tecnologia, preço, conforto e satisfação para seus usuários e, em razão disto, acabam não sendo escolhidas quando existem, ao mesmo tempo, outras opções de transportes que ofereçam os serviços que agreguem valor e garantam satisfação para os passageiros. Com isto, torna-se completamente relevante para as viabilidades estratégicas e competitivas das empresas, que estas dispensem todos os esforços em um novo modelo que permita aos usuários se sentirem satisfeitos ao poderem optar pela escolha dos serviços oferecidos pelas empresas regulares do Rio Grande do Sul. Com estas considerações, este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo aplicado ao fortalecimento e geração de demanda que tem como premissa garantir aos clientes um novo modelo de relacionamento, que gere satisfação e agregue valor na sua experiência de viagem. O estudo aprofundado das pesquisas e dos conceitos de marketing de relacionamento, além da aplicação de ferramentas como “Oceano Azul” e o “Canvas de Proposta de Valor” permitiu identificar e entender o que necessitam os clientes e também o ajuste às suas necessidades, para que o modelo sugerido consiga atingir a melhor performance possível para os anseios dos usuários. Assim, o modelo proposto busca recuperar esta demanda e a transformar em melhores resultados para as empresas envolvidas. As análises de viabilidades operacional, estratégica, político e legal e financeira evidenciaram que o modelo em grande parte se torna aplicável, pois existem grandes barreiras a serem quebradas para que ocorra sua implementação por completo, desde o atual modelo de regulamentação até a mudança de mentalidade dos gestores de parte das empresas, que por muitas vezes, acabam por não privilegiar a inovação e criatividade necessárias para tal.en_US
dc.description.classGN - T33en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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