Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/382
Título: Aplicação de revenue management para o transporte rodoviário de passageiros: um caso da empresa Santo Anjo da Guarda ltda
Autor(es): Paschoal, Adriano
Bonifácio, Claudinei
Haas, Edgar
Martin, Eduardo Ramos
Trevisan, Luiz Guilherme Monteiro Arcuri
Nogueira, Valéria
E-mail: adriano.paschoal@santoanjo.com.br
claudinei.bonifacio@santoanjo.com.br
edgar.haas@santoanjo.com.br
edrmartin@voegol.com.br
lgmatrevisan@voegol.com.br
vnfranco@voegol.com.br
Orientador: Vidigal, Frederico
Número da turma: GN - T33
Data do documento: 2019
Citação: PASCHOAL, Adriano et al. Aplicação de revenue management para o transporte rodoviário de passageiros: um caso da empresa Santo Anjo da Guarda ltda. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Florianópolis, 2019.
Resumo: O setor de transporte rodoviário de passageiros passa por uma significativa mudança, sobretudo em virtude da desregulamentação das tarifas de ônibus interestaduais. Em setores como o transporte aéreo, essa mudança teve importante impacto nas relações de consumo, no hábito de compra e nas possibilidades de otimização da receita por parte das empresas. Nesse sentido, o presente estudo traz uma visão para o desenvolvimento e aplicação da metodologia de Revenue Management (RM) no setor de transporte rodoviário, especificamente na empresa Santo Anjo da Guarda, que atua na região sul do Brasil, com concessão da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). Para tanto, foi utilizado um conjunto de ferramentas e métodos quali-quantitativos que unem entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental em bases de dados históricas e modelagem estatística, principais indicadores (KPIs) para a gestão do negócio abarcando a criação de um modelo de previsão de demanda com vistas permitir à Santo Anjo da Guarda atuar ativamente na maximização de receitas originárias das alavancas de precificação. Como resultados, o projeto proporcionou à empresa Santo Anjo da Guarda a oportunidade de contar com um conjunto de indicadores para acompanhamento e monitoramento da performance da atividade de Revenue Management, bem como um modelo de previsão de demanda, capaz de contribuir para a identificação de riscos e futuros desvios de comportamento de vendas, atuando ativamente para maximizar sua receita.
Palavras-chave: Transporte rodoviário de passageiros
Revenue management
KPI´s
Demanda
Otimização de receita
Precificação
Cidade: Florianópolis
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Florianópolis, 2019.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicação de revenue management para o transporte rodoviário de passageiros.pdf1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.