Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/36
Título: Solução de logística reversa para aproveitamento de resíduos perigosos na cidade de Belém como interface do programa ambiental Despoluir
Autor(es): Batista, Jorge Marcelo Pereira
Cunha Júnior, Joaquim Magno
E-mail: jmarcelobatista@hotmail.com
joaquimcunhajr@hotmail.com
Orientador: Almeida, Carlos Renato Seabra de
Número da turma: GN - T18
Data do documento: 2018
Citação: BATISTA, Jorge Marcelo Pereira; CUNHA JÚNIOR, Joaquim Magno. Solução de logística reversa para aproveitamento de resíduos perigosos na cidade de Belém como interface do programa ambiental Despoluir. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belém, 2018.
Resumo: A elaboração de uma proposta voltada para gerenciamento e destinação do resíduo perigoso gerado pelas empresas de transporte é ferramenta fundamental para que um empreendedor possa visualizar um novo mercado, avaliando as diversas possibilidades e prevenindo riscos, uma vez que sugere interface com a linha de ação de inovação e gestão ambiental do Programa Despoluir, por meio das parcerias que viabilizam, entre outras coisas, o suporte para as empresas de transporte no que se refere à destinação de resíduos sólidos perigosos. Desse modo, o presente trabalho está voltado para a verificação da viabilidade de implantação de uma empresa especializada em coleta, tratamento e destinação de resíduo sólido perigoso, existentes e/ou armazenados no âmbito interno das empresas de transporte de carga e passageiros. São abordados a importância social e ambiental do tratamento adequado ao descarte de resíduos perigosos classe – I e o tipo de resíduo, considerando as reais possibilidades nocivas tanto para o homem quanto para o meio ambiente, em decorrência dos elementos químicos encontrados, classificados como produto perigoso de classe I. A proposta de integrar as ações se apresenta como uma alternativa para o Programa Despoluir, da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), em convênio com as Federações de Transporte, buscando atender às demandas das empresas referentes à gestão ambiental e ao tratamento de resíduos perigosos e visando à interatividade entre o Programa Despoluir e as empresas de transportes. Atualmente, o Programa Despoluir não conta com esse aporte operacional para melhor direcionar as empresas para a efetiva destinação dos resíduos.
Palavras-chave: Integração
Coleta
Interface
Destinação de produtos perigosos
Programa Despoluir
Empresa de transporte
Cidade: Belém
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belém, 2018.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Solução de logística reversa para aproveitamento de resíduos perigosos.pdf451.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.