Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/353
Título: Transporte rodoviário de passageiros: um estudo de atratividade para a criação de uma plataforma de negócios para o compartilhamento de serviços complementares no segmento de fretamento e turismo
Autor(es): Cruz, Alan
Fontoura, Aleandro
Coelho, Deyvid
Rodrigues, Leonardo
Minoto, Roger
Machado, Wellington
E-mail: alanitec@hotmail.com
aleandro.arm@baselt.com.br
deyvidcoelho@hotmail.com
leo.mito@hotmail.com
roger.silva@latam.com
marceu.transportes@gmail.com
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: GN - T30
Data do documento: 2019
Citação: CRUZ, Alan et al. Transporte rodoviário de passageiros: um estudo de atratividade para a criação de uma plataforma de negócios para o compartilhamento de serviços complementares no segmento de fretamento e turismo. 2019. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Vitória, 2019.
Resumo: O mercado de transporte rodoviários de passageiros é composto por empresas do segmento regular, por meio de concessões públicas, que realizam viagens entre pontos com horários regulares e o segmento de fretamento e turismo para atender demandas pontuais. Por se tratar de um setor extremamente competitivo e com baixa diferenciação estratégica, a gestão dos custos operacionais são fatores determinantes para a geração de resultados. As empresas regulares possuem estratégias de compartilhamento de garagens, firmado por parcerias, mesmo entre concorrentes, que viabiliza pontos de apoio ao longo dos trechos percorridos por suas frotas. Enquanto o segmento de empresas de fretamento e turismo necessitam de garagens e serviços complementares essenciais para funcionamento e viabilidade do negócio. Nestes casos, há dificuldades para se estabelecer parcerias e executar estas atividades de forma organizada, confiável e com baixo custo. Este projeto propôs-se a criar alternativas de serviços que fossem atrativas para este segmento. Neste sentido, procedeu-se a compreender essa necessidade, culminando em uma plataforma de negócios que agregue valor às empresas de transporte rodoviário oferecendo formas de compartilharem suas vagas de garagem e serviços complementares ou encontrarem tais serviços a partir de smartphones ou computadores para seus ônibus. O projeto se mostrou viável por gerar maiores oportunidades de receitas para as estruturas de garagens em todo o país e proporcionar maior previsibilidade e oportunidades de negócios para o segmento de fretamento e turismo. O volume de negócios projetados no estudo garantirá receitas que justifique o investimento necessário para implementação da plataforma de negócios.
Palavras-chave: Transporte rodoviário de passageiros
Inovação
Estratégia
Tecnologia
Compartilhamento
Ônibus
Plataforma
Cidade: Vitória
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Vitória, 2019.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Transporte rodoviário de passageiros.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.