Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Paulo Renato de-
dc.contributor.authorAraujo, Analu Batista Torquato-
dc.contributor.authorKuplich, Cassio Dutra-
dc.contributor.authorBastos, Elisangela Rosa-
dc.contributor.authorOscarino, Jane-
dc.contributor.authorRibeiro Neto, Júlio Torres-
dc.date.accessioned2019-12-11T13:56:27Z-
dc.date.available2019-12-11T13:56:27Z-
dc.date.issued2019en_US
dc.identifier.citationARAUJO, Analu Batista Torquato et al. Empresa aérea Latam: estudo direcionado à otimização de deslocamento de tripulantes da Latam no período de pernoite. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2019.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/349-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2019.en_US
dc.description.abstractThis work presents a proposal for ground transportation for company LATAM’s crew in the displacements between airport x hotel and hotel x airport during the trips to work, having as benefits: greater agility, reliability, comfort and reduction of costs. Migrating from the model of exclusive vehicles to shared vehicles requested through mobile applications is a trend that adds positive values, as is already the case in many companies in different lines of activity. This project proposes that LATAM cease to use the chartering of vans to use vehicles of land transport applications. The vans are paid per trip (transfer) that by the type of vehicle (van), contracting regime and flight schedules, makes it impossible to use these vans by other customers, making them exclusively used by LATAM and with high cost. In turn, the use of vehicles from ground transport applications, also paid per trip, allows shared use with other users of the application throughout the day. As the number of crew per aircraft exceeds the passenger capacity of light vehicles, it would be necessary to replace one van with two light vehicles for each transfer. In this scenario of using ground transport applications where the supply of shared vehicles is much larger than that of vans, where the fixed costs of the vehicles are prorated by a greater number of displacements throughout the day, and considering that the travel time of the crew implies in the number of hours available to work and in the interval between work days, it intend to achieve the desired benefits.en_US
dc.subjectEmpresas aéreasen_US
dc.subjectTransporte de tripulantesen_US
dc.subjectServiçosen_US
dc.subjectAplicativos de transporte terrestreen_US
dc.subjectCompartilhamentoen_US
dc.subjectServiçosen_US
dc.subjectColaboradoresen_US
dc.subjectTempo de deslocamentoen_US
dc.titleEmpresa aérea Latam: estudo direcionado à otimização de deslocamento de tripulantes da Latam no período de pernoiteen_US
dc.contributor.emailro1@cmctransportes.com.bren_US
dc.contributor.emailcassio.kuplich@latam.comen_US
dc.contributor.emailnina.bastos@latam.comen_US
dc.contributor.emailjaneoscarino@hotmail.comen_US
dc.contributor.emailjuliotribeiro@gmail.comen_US
dc.publisher.cityBelo Horizonteen_US
dc.subject.keywordAirlinesen_US
dc.subject.keywordTransport of crewen_US
dc.subject.keywordServicesen_US
dc.subject.keywordGround transportation applicationsen_US
dc.subject.keywordSharingen_US
dc.subject.keywordServicesen_US
dc.subject.keywordEmployeesen_US
dc.subject.keywordTravel timeen_US
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de transporte terrestre para os tripulantes da empresa LATAM nos deslocamentos entre aeroporto x hotel e hotel x aeroporto durante as viagens a trabalho, tendo como benefícios: maior agilidade, confiabilidade, conforto e redução de custos. A exemplo do que já ocorre em muitas empresas de diversos ramos de atividade, a migração do modelo de utilização de veículos exclusivos para veículos compartilhados solicitados através de aplicativos de celular é uma tendência que agrega valores positivos. Este projeto propõe que a LATAM deixe de utilizar o fretamento de vans para utilizar veículos de aplicativos de transporte terrestre. As vans são pagas por viagem (transfer); e o tipo de veículo (van), o regime de contratação (fretamento) e os horários dos voos impossibilitam a utilização dessas vans por outros clientes, fazendo com que elas sejam utilizadas com exclusividade pela LATAM e com custo elevado. Por sua vez, a utilização de veículos de aplicativos de transporte terrestre, também pagos por viagem, permite o uso compartilhado com os demais usuários do aplicativo ao longo do dia. Como o número de tripulantes por aeronave é superior à capacidade de passageiros dos veículos leves, seria necessário substituir uma van por dois veículos leves para cada transfer. Nesse cenário de utilização de aplicativos de transporte terrestre, em que a oferta dos veículos compartilhados é muito maior do que a de vans, em que os custos fixos dos veículos são rateados por um número maior de deslocamentos ao longo do dia, e considerando que o tempo de deslocamento da tripulação implica a contagem de horas à disposição e no intervalo interjornada, pretende-se alcançar os benefícios desejados.en_US
dc.description.classGN - T29en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Empresa aérea Latam.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.