Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/340
Título: Formação de agentes multiplicadores baseado na gestão do conhecimento: um estudo aplicado à Avianca Brasil
Autor(es): Borges, Cassio
Gouveia, Filipe
Reis, Francelle Siqueira
Ayoub, Hichem
Nunes, Luis
Prado, Samuel
E-mail: cassio.borges@vale.com
filipe.gouvea@avianca.com.br
francelle.reis@gmail.com
hichem.ayoub@avianca.com.br
luis.nunes@vale.com
samuelprado@dixempreendimentos.com.br
Orientador: Jacomette, Estela
Número da turma: GN - T28
Data do documento: 2019
Citação: BORGES, Cassio et al. Formação de agentes multiplicadores baseado na gestão do conhecimento: um estudo aplicado à Avianca Brasil. 2019.92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Brasília, 2019.
Resumo: With an increasingly competitive market and the constant change in the needs of professionals, who are increasingly looking for work environments that promote personal and professional development. The company that has an environment focused on the qualification of its employees also obtains a competitive advantage in front of its market of action. Another factor that has been very relevant for the perenniality of a company is linked to the degree of innovation that its products and services present to the consumer. The most competitive companies constantly seek to improve their production processes or their services, this objective is linked to the improvement of quality, productivity or reduction of operating costs. Moreover, one of the factors that most affect these results is related to employee training issues and how they are engaged and aligned with the company's strategic objectives. This paper presents a study for the development of a training program for knowledge multipliers. The research was based organization analysis carried out in companies that applied a similar program and obtained significant results, both in the marketing questions and in the satisfaction of its collaborators. The study describes collaborative tools, techniques, and learning models, such as 70:20:10, in a practical and objective manner. Narrating aspects and critical points, related to the elementary bases, for the construction of relevant organizational values also the corporate education, the sharing and diffusion of knowledge, and the ability to transform tacit knowledge into explicit.
Resumo: Com um mercado cada vez mais competitivo e a mudança constante das necessidades dos profissionais, que cada vez mais buscam por ambientes de trabalho que propiciam o desenvolvimento pessoal e profissional. A empresa que possui um ambiente direcionado a capacitação dos seus colaboradores, obtém também uma vantagem competitiva diante do seu mercado de atuação. Outro fator que vem sendo muito relevante para a perenidade de uma empresa, está ligado ao grau de inovação que seus produtos e serviços apresentam ao seu consumidor. As companhias mais competitivas estão em busca constante pela melhoria de seus processos produtivos ou dos seus serviços prestados, este objetivo está ligado a melhoria de qualidade, produtividade ou redução dos custos operacionais. E um dos fatores que mais impactam nestes resultados, estão conectadas as questões de capacitação dos colaboradores e o quanto estes estão engajados e alinhados com os objetivos estratégicos da companhia. Este trabalho apresenta um estudo para o desenvolvimento de um programa de formação de agentes multiplicadores de conhecimento. A pesquisa foi baseada em análise organizacional realizada em empresas que aplicaram programa similar e obtiveram resultados significativos, tanto nas questões mercadológicas como na satisfação dos seus colaboradores. O estudo descreve as ferramentas colaborativas, técnicas e modelos de aprendizagem, como o 70:20:10, de forma prática e objetiva. Narrando quais são os aspectos e os pontos críticos, relacionados com as bases elementares, para a construção de valores organizacionais pertinentes também a educação corporativa, ao compartilhamento e difusão de conhecimento, além da capacidade de transformação do conhecimento tácito em explicito.
Palavras-chave: Multiplier agents
Knowledge management
Corporate education
Palavras-chave: Agentes multiplicadores
Gestão do conhecimento
Educação corporativa
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Brasília, 2019.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação de agentes multiplicadores baseado na gestão do conhecimento.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.