Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/339
Título: Análise de multimodalidade: transporte de produtos da Zona Franca de Manaus/AM até a região de Campinas/SP
Autor(es): Ribeiro, Alexandre Branco
Pereira, Felipe Carvalho
Alvisi, Guilherme
Mourão Junior, Marcos Vaz
E-mail: alexandre.ribeiro@vli-logistica.com.br
felipe.carvalho@vale.com
guilhermealvisi@yahoo.com.br
marcos.mourao@vli-logistica.com.br
Orientador: Cesar, Ramon Victor
Número da turma: GN - T28
Data do documento: 2019
Citação: RIBEIRO, Alexandre Branco et al. Análise de multimodalidade: transporte de produtos da Zona Franca de Manaus/AM até a região de Campinas/SP. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Brasília, 2019.
Resumo: O presente projeto tem o objetivo de trazer maior integração entre a Região Norte, em especial a Zona Franca de Manaus (ZFM), e o Sudeste do país, com a otimização da utilização da capacidade disponível da matriz de carga do país, por combinações modais mais eficientes, melhor utilização da tecnologia, da infraestrutura de apoio, com ganhos para o processo de transferência de cargas pela utilização do serviço porta-a-porta oferecido pelos Operadores de Transporte Multimodal, que se responsabilizam pela carga do cliente da origem ao destino final. Busca-se, assim, avaliar a possibilidade de escoamento de produtos da / para a ZFM, entre essas regiões, utilizando, além da cabotagem e do transporte por rodovia, a operação pela Ferrovia Norte-Sul como um terceiro modal nesse corredor de cargas, lançando mão, portanto, do transporte multimodal, com preço e tempo de trânsito em posições intermediárias quando comparados com as demais soluções existentes.
Palavras-chave: Multimodalidade
Ferrovias
Logística
Cidade: Brasília
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Brasília, 2019.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise de multimodalidade.pdf2.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.