Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/318
Título: Cartilha de práticas sustentáveis
Autor(es): Duarte, André Rocha
Marques, Douglas
Valença, Fernanda
Vasconcellos, Guilherme
Duarte, João Lucas
E-mail: andreduarte@grupoduarte.net
douglas.marques@vli-logistica.com.br
fernanda.valenca@mrs.com.br
guilherme.vasconcellos@vale.com
joalucas@grupoduarte.net
Orientador: Tello, Rafael
Número da turma: GN - T14
Data do documento: 2017
Citação: DUARTE, André Rocha et al. Cartilha de práticas sustentáveis. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta uma ferramenta para que empresas do setor de transporte terrestre possam utilizar de apoio e consulta para identificação de Boas Práticas do mercado de forma que se obtenha a Licença Social para Operar. Esta Licença é relevante já que é a forma de se obter uma autorização não formal da sociedade para que a operação tenha sustentabilidade. Assim, a partir de benchmarking, o trabalho procurou localizar nos principais players do mercado as ações que desenvolvem nesta direção e descrevê-las de forma que outras empresas com menor maturidade no assunto possam replicá-las. O modelo conceitual concebido foi um portal colaborativo, que tem atualização frequente por uma entidade centralizadora de acordo com a participação dos usuários. A solução proposta traz uma cartilha intuitiva, que contém a descrição destas Boas Práticas, com o passo a passo de execução, além de sugestões de replicação em outros modais. Conclui-se que a partir da execução destas práticas, as empresas podem se aproximar da obtenção da Licença Social para Operar através da melhoria das relações com a sociedade, importante stakeholder do negócio.
Palavras-chave: Licença social
Boas prática
Transporte terrestre
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2017.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cartilhas de práticas sustentáveis.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.