Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeão, Marcos Eugênio Vale-
dc.contributor.authorPrates, Alex Salvador-
dc.contributor.authorRantin, Erik-
dc.contributor.authorCorreia, Lucas Diogo Coutinho-
dc.contributor.authorMeneguette, Otavio-
dc.contributor.authorBaron, Pedro-
dc.contributor.authorMachado, Rômulo Assunção-
dc.date.accessioned2019-11-11T19:30:33Z-
dc.date.available2019-11-11T19:30:33Z-
dc.date.issued2017en_US
dc.identifier.citationPRATES, Alex Salvador et al. Aviação comercial no Brasil: compreendendo os modelos de negócios atuais e tendências para o setor. 2017. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2017.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/313-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2017.en_US
dc.description.abstractThe proposal for development of this study is to bring in a detail the current situation of the Brazilian commercial aviation sector, analyzing economic and market aspects, besides understanding the different business models and their possible future positioning strategies by the national airlines. Knowing the extreme relevance of this modal choice to Brazil and its fragility under noncontrollable aspects or variables (such as the dollar, oil barrel, climate, regulation, etc.), we intend, through this study, to understand what are the levers to strengthen the sector and serve as a reference for companies and professionals in the segment. With theoretical basis, research and case studies of other airlines in international markets and sought to understand the local characteristics that influence the success of a certain strategy. The understanding of the positioning of the airlines operating in Brazil means understanding their difficulties and strengths, in deep. The result of this study is the proposal of a business model for the commercial domestic aviation market that is more adherent to the Brazilian reality, taking into account local particularities, such as economy, consumer preferences, local regulation and competition. That is a clearly defying environment. As a result, it is suggested to adopt an hybrid positioning of the airlines that intend to operate in the Brazilian domestic market, joining a proposal of efficiency in costs and perception of value.en_US
dc.subjectVantagem competitivaen_US
dc.subjectAviaçãoen_US
dc.subjectMercado domésticoen_US
dc.subjectLow costen_US
dc.subjectModelo híbridoen_US
dc.titleAviação comercial no Brasil: compreendendo os modelos de negócios atuais e tendências para o setoren_US
dc.contributor.emailalex.prates@latam.com.bren_US
dc.contributor.emailerik.rantin@latam.comen_US
dc.contributor.emaillucas.diogo@latam.comen_US
dc.contributor.emailotavio.meneguette@latam.comen_US
dc.contributor.emailpedro.baron@latam.comen_US
dc.contributor.emailromulo.machado@latam.comen_US
dc.publisher.cityBelo Horizonteen_US
dc.subject.keywordCompetitive advantageen_US
dc.subject.keywordAviationen_US
dc.subject.keywordDomestic marketen_US
dc.subject.keywordHybrid modelen_US
dc.description.resumoA proposta do estudo desenvolvido traz um detalhamento da situação atual do setor de aviação comercial brasileira, analisando aspectos econômicos e mercadológicos, além de compreender os diferentes modelos de negócios e suas possíveis estratégias de posicionamento futuras pelas companhias aéreas nacionais. Sabendo da relevância deste modal para o Brasil e sua fragilidade sob aspectos ou variáveis não controláveis (como o dólar, o barril do petróleo, o clima, a regulação etc.), pretende-se, por meio deste estudo, o entendimento das alavancas que possam fortalecer o setor e que sirvam de referência para empresas e profissionais do segmento. Com fundamentação teórica, pesquisas e estudos de caso de outras empresas aéreas de mercados internacionais buscou-se entender as características que influenciam no sucesso de determinada estratégia. Aprofundou-se o entendimento do posicionamento das empresas aéreas que operam atualmente no Brasil, entendendo suas dificuldades e fortalezas. O resultado do estudo é a proposta de um modelo de negócio para o segmento aéreo que seja mais aderente à realidade brasileira, levando em consideração particularidades locais, tais como economia, preferências do consumidor, regulação local e concorrência. Como resultado, sugere-se um posicionamento híbrido das companhias aéreas que pretendem atuar no mercado doméstico brasileiro, unindo uma proposta de eficiência em custos e percepção de valor.en_US
dc.description.classGN - T14en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aviação comercial no Brasil.pdf2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.