Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/285
Título: Certificação para operadores metroferroviários: uma estratégia para disponibilidade de profissionais no setor
Autor(es): Rodrigues, Charles Jonas Acácio
Quadros Junior, Eduardo Martins de
Bellini, Graciele Keri
Jesus, Marcelo da Silva de
Mota, Paulo Henrique Cardoso
Barbosa, Ricardo Goncalves Sottomayor
E-mail: charles.rodrigues@rumolog.com
eduardo.quadros@vli-logistica.com.br
gbellini@metrosp.com.br
marcelo.jesus@mrs.com.br
paulo.mota@cptm.sp.gov.br
ricardo.sottomayor@brado.com.br
Orientador: Jacomette, Estela
Número da turma: GN - T22
Data do documento: 2018
Citação: RODRIGUES, Charles Jonas Acácio et al. Certificação para operadores metroferroviários: uma estratégia para disponibilidade de profissionais no setor. 2018. 212 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2018.
Resumo: O transporte tem papel fundamental no desenvolvimento do Brasil, e considerando o potencial do país de crescimento econômico, existe uma necessidade evidente de melhoria na sua infraestrutura de forma a aumentar a produção de transporte tanto de cargas quanto de passageiros, otimizando os custos operacionais, atendendo à demanda reprimida, e tendo uma produção mais acessível e competitiva, inclusive no exterior. Há uma perspectiva de que essa melhoria da infraestrutura aconteça no modal ferroviário, com o aumento de investimentos no setor. Assim, há a crescente demanda dos profissionais especializados no dia a dia das operações desse modal. Dessa forma, este trabalho propõe que sejam desenvolvidas propostas de menor custo operacional global para as empresas, analisando a forma como são contratados os operadores de trens e locomotivas, bem com a sua formação e desenvolvimento, propondo uma forma de certificação e habilitação, objetivando a contratação e o desempenho dessa mão de obra especializada em menor tempo e custo. Para tanto, o trabalho analisa setor metroferroviário – passageiros e cargas –, visando obter a situação atual e identificar as oportunidades de expansão e melhorias, a demanda por operadores e maquinistas no Brasil, a percepção das empresas em relação à disponibilidade e qualificação da mão de obra, a quantidade de vagas disponíveis e a ausência de trabalhadores capacitados e com o perfil desejável para atuar no modal.
Palavras-chave: Transporte metroferroviário
Operadores metroferroviários
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2018
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Certificação para operadores metroferroviários.pdf4.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.