Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZiviani, Fabricio-
dc.contributor.authorMinzon, Claudia Navarro-
dc.contributor.authorSouza, Daniele Brigante Gonçalves de-
dc.contributor.authorRusse, Elton-
dc.contributor.authorCarneiro, Hugo Paiva-
dc.contributor.authorRaimundo Junior, José-
dc.contributor.authorRocha, Leandro Kolton-
dc.date.accessioned2019-02-19T10:58:09Z-
dc.date.available2019-02-19T10:58:09Z-
dc.date.issued2018en_US
dc.identifier.citationMINZON, Claudia Navarro et al. Gestão da inovação como um vetor estratégico para a construção de vantagens competitivas. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Salvador, 2018en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/281-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Salvador, 2018en_US
dc.subjectInovaçãoen_US
dc.subjectVantagens competitivasen_US
dc.subjectTransporteen_US
dc.subjectCultura da inovaçãoen_US
dc.subjectEstratégia competitivaen_US
dc.subjectCompeting Values Framework (CVF)en_US
dc.titleGestão da inovação como um vetor estratégico para a construção de vantagens competitivasen_US
dc.contributor.emailcnminzon@voegol.com.bren_US
dc.contributor.emaildaniele.brigante@vale.comen_US
dc.contributor.emailelton.russe@vale.comen_US
dc.contributor.emailhugo.carneiro@vale.comen_US
dc.contributor.emailjose.raimundo.junior@vale.comen_US
dc.contributor.emailleandro.rocha@coopercarga.com.bren_US
dc.publisher.citySalvadoren_US
dc.description.resumoEm um cenário em que as mudanças no mundo acontecem em ritmo cada vez mais acelerado, muito mais do que desenvolver e aplicar novas tecnologias, produtos ou serviços, a inovação abrange a criação de novos modelos de negócios, a construção de novas formas de atender às necessidades dos consumidores, a formatação de novos processos organizacionais e a concepção de meios diferenciados de competir e de cooperar no ambiente empresarial. Reconhecendo a inovação como essencial para a sobrevivência das organizações, este trabalho propôs-se a diagnosticar como este conceito está inserido no contexto estratégico das empresas de transporte do Brasil. Para tanto, foi aplicado o questionário OCAI (Organizational Culture Assessment Instrument), que tem como base um modelo consagrado na área de inovação chamado Competing Values Framework - CVF. O questionário foi aplicado a colaboradores de 36 empresas do setor de transportes pertencentes a diversos modais. A conclusão foi de que as empresas do setor não possuem liderança e tampouco processos que fomentem a gestão focada em inovação, apresentando traços muito fortes de hierarquia e controle, assim como altíssimo foco em competitividade de mercado e uma gestão voltada para liderança em custos. A partir dessas conclusões, foi elaborado um conjunto de propostas de ações e comportamentos, de forma a auxiliar as empresas do setor na adoção de práticas inovadoras e criação de vantagens competitivas. Este trabalho permitiu às empresas uma reflexão profunda sobre a sustentabilidade de suas estratégias competitivas no âmbito de novas formas de gerir e de pensar seus negócios.en_US
dc.description.classGN - T26en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão da inovação como um vetor estratégico para a construção de vantagens competitivas.pdf1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.