Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/27
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLauria, Luciano Carlos-
dc.contributor.authorMarques, Alexander Fernandes-
dc.contributor.authorTravain, José Carlos-
dc.contributor.authorSantos, Osvaldo Chevônica dos-
dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo de Lara Pereira de-
dc.contributor.authorPereira, Sérgio Tarcísio-
dc.contributor.authorOliveira Junior, Wolmar Camilo de-
dc.date.accessioned2018-10-26T12:21:36Z-
dc.date.available2018-10-26T12:21:36Z-
dc.date.issued2017en_US
dc.identifier.citationMARQUES, Alexandre Fernandes et al. Gestão de manutenção de frota de veículos: uma proposta de otimização através de monitoramento individualizado e contínuo. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2017.en_US
dc.identifier.urihttp://srv-052-vm.cnt.org.br:8080/jspui/handle/123456789/27-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2017.en_US
dc.description.abstractMany are the projects that are dedicated to the businesses management, processes and procedures; however, what we will see more specifically, it is a methodology of shared management of a mechanic workshop focused on maintenance in an urban bus fleet with the focus directed to the accountability of each mechanic to a specific number of vehicles under his control. With this methodology is intended to facilitate the identification of the person responsible for the service performed in each vehicle of the fleet encouraging the mechanic to act in a more individualised way, since each vehicle group has a single professional responsible for the mechanical services performed in it, encouraging the employee to act in a more efficient way allowing the professional to demonstrate their individual performance even in a large and complex company. In this work the idea is to optimize and maximize the applied labor force in the vehicles, resulting in better quality maintenance without the need for systematic supervision and inspections. As a by-product of this procedure, it is sought to encourage group learning in a participatory way, through monthly meetings for updates and exchange of experiences in order to optimize the learning among employees, where the error of one can serve as an example for others not to make the same mistakes, improving the process of knowledge. Another consequence of this methodology is more optimized maintenance, bringing lower cost with better results in a reduced time frame, with the collaborator working in a more individualized way. It also aims to streamline the analysis of applied parts on quality and durability where the individual interest ends up bringing a benefit to the group by sharing this information. The final objective is the possibility of comparative evaluations by collaborator and group of vehicles of the same category, allowing the elaboration of graphs for performance analysis not only of services, but also of rework, costs, qualities of applied parts and efficiency of each mechanic encouraging a internal healthy competition to the company, seeking not the demerit of the less efficient, but rather the valuation of the most efficient.en_US
dc.subjectMetodologia de gestãoen_US
dc.subjectManutenção veicularen_US
dc.subjectCustosen_US
dc.subjectPessoasen_US
dc.subjectEficiência e responsabilidadeen_US
dc.titleGestão de manutenção de frota de veículos: uma proposta de otimização através de monitoramento individualizado e contínuoen_US
dc.contributor.emailalexander_marques@hotmail.comen_US
dc.contributor.emailjctravain@uol.com.bren_US
dc.contributor.emailosvaldo@viacaomarechal.com.bren_US
dc.contributor.emailrodrigolpc@yahoo.com.bren_US
dc.contributor.emailadvogado@sergiotarcisio.adv.bren_US
dc.contributor.emailwolmar@avsa.com.bren_US
dc.publisher.cityCuritibaen_US
dc.subject.keywordManagement methodologyen_US
dc.subject.keywordVehicle maintenanceen_US
dc.subject.keywordCostsen_US
dc.subject.keywordPeopleen_US
dc.subject.keywordEfficiency and responsibilityen_US
dc.description.resumoMuitos são os projetos que se dedicam à gestão de negócios, processos e procedimentos; entretanto, o que veremos mais especificamente, é uma metodologia de gestão compartilhada de uma oficina mecânica voltada à manutenção em uma frota de ônibus urbano com o foco direcionado à responsabilização de cada mecânico a um número específico de veículos sob seu controle. Com esta metodologia pretende-se facilitar a identificação do responsável pelo serviço realizado em cada veículo da frota incentivando o mecânico a atuar de maneira mais individualizada, uma vez que cada grupo de veículos tem um único profissional responsável pelos serviços mecânicos nele realizado, incentivando o colaborador a atuar de forma mais eficiente possibilitando que o profissional possa demonstrar seu desempenho individual mesmo em uma empresa de grande porte e complexa. Neste trabalho a ideia é otimizar e maximizar a mão-de-obra aplicada nos veículos, tendo como consequência uma manutenção de melhor qualidade sem a necessidade de supervisões e inspeções sistemáticas. Como subproduto deste procedimento busca-se o incentivo ao aprendizado em grupo de forma participativa, através de reuniões mensais para atualizações e troca de experiências com o intuito de otimizar o aprendizado entre os colaboradores, onde o erro de um pode servir de exemplo para os demais não cometerem as mesmas falhas, melhorando o processo de conhecimento. Outra consequência dessa metodologia, é uma manutenção mais otimizada, trazendo menor custo com melhor resultado em um espaço de tempo reduzido, com o colaborador trabalhando de forma mais individualizada. Também objetiva-se agilizar a análise de peças aplicadas sobre qualidade e durabilidade onde o interesse individual acaba trazendo um benefício ao grupo ao compartilhar estas informações. O objetivo final é a possibilidade de avaliações comparativas por colaborador e grupo de veículos da mesma categoria, possibilitando elaboração de gráficos para análise de desempenho não só de serviços, mas também de retrabalhos, custos, qualidades de peças aplicadas e eficiência de cada mecânico incentivando uma competição interna saudável à empresa, buscando não o demérito do menos eficiente, mas sim a valorização do mais eficiente.en_US
dc.description.classGN - T11en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão de manutenção de frota de veículos.pdf595.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.