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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Carlos Renato Seabra de-
dc.contributor.authorKumimoto, Cristina-
dc.contributor.authorChaves, Leandro-
dc.contributor.authorMarcovistz, Luciana-
dc.contributor.authorShibao, Luiz Estevão-
dc.date.accessioned2018-10-22T08:22:48Z-
dc.date.available2018-10-22T08:22:48Z-
dc.date.issued2017en_US
dc.identifier.citationKUMIMOTO, Cristina et al. Gestão de custo na cadeia logística, visando integração entre modais. 2017. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2017.en_US
dc.identifier.urihttp://srv-052-vm.cnt.org.br:8080/jspui/handle/123456789/22-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2017.en_US
dc.description.abstractOne of the biggest corporate challenges in the 21st century is for companies to keep an competitive edge. There are other challenges – such as innovation, adaptability to changes and sustainability – but in a post-crisis scenario, companies are focused on productivity and return on investment and – subsequently – cost reduction. In this context, Logistics – which started when military needed an efficient troop supply chain – uses transportation as strategical key. An efficient supply line is far more complex when we increase distances or add different transportation methods. The purpose of this document is to understand the transport – and storage – options available in Brazil today, their upsides and downsides, and determine viable alternatives to reduce supply chain costs. Subsequently, we look for different options to improve or competitiveness in external markets and reduce logistics cost impact on our imports / internal market. This study shows the different cargo transportation options (mainly Road, Rail and Shipping), its strengths and weaknesses. It also shares some business models that largest export/import commodities/companies are using to keep an competitive edge, including intermodal, resulting in major success in supply chain cost reductions. To elaborate on these strategies, we must understand the bottlenecks – where it was decided to highlight infrastructure and bureaucracy – in logistics (mainly transportation) in Brazil. By comparing our performance using currently available indicators and studies, it was also brought successful practices and ideas that could be adopted in Brazil.en_US
dc.subjectTransporte de cargaen_US
dc.subjectGestão logísticaen_US
dc.subjectMultimodalidadeen_US
dc.subjectModal marítimoen_US
dc.subjectModal rodoviárioen_US
dc.subjectModal ferroviárioen_US
dc.titleGestão de custo na cadeia logística, visando integração entre modaisen_US
dc.contributor.emailckumimoto@eaditaubate.com.bren_US
dc.contributor.emaillchaves@oceanus.com.bren_US
dc.contributor.emaillmarcovistz@lachmann.com.bren_US
dc.contributor.emaillshibao@oceanus.com.bren_US
dc.publisher.cityRio de Janeiroen_US
dc.subject.keywordCargo transportationen_US
dc.subject.keywordLogistics managementen_US
dc.subject.keywordMultimodalityen_US
dc.subject.keywordMaritime modalen_US
dc.subject.keywordModal roaden_US
dc.subject.keywordModal railen_US
dc.description.resumoUm dos grandes desafios das empresas no século 21 é a competitividade. Existem outros desafios – como a inovação, a adaptabilidade das mudanças, a sustentabilidade - mas em um cenário, tipicamente, pós-crise e onde o desemprego atinge 12 milhões de Brasileiros (aproximadamente 10% da população), as empresas focam na produtividade e lucratividade do negócio e, consequentemente, na redução de custos. Nesse contexto, a Logística – que teve seu início na necessidade dos militares no abastecimento de tropas – utiliza do transporte como um dos principais aliados na operação. Quanto mais longas as distancias e diversas as opções, maior a complexidade – mas também as oportunidades – para realizar esse abastecimento da forma mais eficiente. Dessa forma, a proposta desse estudo é de compreender as alternativas de transportes e armazenagem disponíveis, seus pontos positivos e negativos, e - procurar por alternativas viáveis para reduzir os custos da cadeia logística. Em consequência, buscamos soluções para melhorar a competitividade dos nossos produtos no mercado externo e reduzir o impacto do produto final no mercado interno. Esse estudo permite entender as utilizações dos diferentes modais brasileiros de para transporte de carga (principalmente os modais rodoviário, ferroviário e aquaviário), seus pontos chave e fraquezas. Ele também exemplifica como algumas das principais commodities brasileiras tiveram adaptados seus modelos logísticos para manter a competitividade e como empresas fazem uso desses modais – e os integram, resultando em soluções de sucesso, com estratégias alinhadas com a redução de custos. Para elaborar essas estratégias, é necessário entender quais são os entraves da atual realidade, entre os quais destacam-se as dificuldades que as empresas brasileiras enfrentam com relação à infraestrutura e à burocracia, no cenário do transporte nacional. Nesse aspecto, comparou-se também a performance (com base em alguns dos indicadores existentes) com outros países, enquanto foram pesquisados, em exemplos bem-sucedidos, as práticas que podem vir a serem adotadas em nosso mercado.en_US
dc.description.classGN - T10en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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