Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/19
Título: Estratégias para unificação dos sistemas de compras das unidades da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU
Autor(es): Coelho, Denise de Miranda e Silva Correia
Metzker, Gilberto Augusto dos Santos
Rezende, Luciana Celli Chagas
Teixeira, Suelen Moura
E-mail: decorreia@cbtu.gov.br
gilbertosm@cbtu.gov.br
lucianachagas@sestsenat.org.br
suelen@cbtu.gov.br
Orientador: Sousa, Paulo Renato de
Número da turma: GN - T09
Data do documento: 2016
Citação: COELHO, Denise de Miranda e Silva Correia et al. Estratégias para unificação dos sistemas de compras das unidades da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU. 2016. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2016.
Resumo: O presente trabalho identifica e analisa os processos de compras da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e propõe a unificação dos sistemas das cinco superintendências que compõem a Companhia, tendo como ponto de convergência a Administração Central da empresa. Para o estudo, foram utilizados elementos referentes ao setor de compras no âmbito da Administração Pública Federal, assim como conteúdo relacionado à legislação vigente. As iniciativas existentes no Governo Federal que visam proporcionar mais eficiência aos processos de compras também integram este estudo. A experiência da Força Aérea Brasileira na implantação de um sistema unificado de compras é apresentada, como processo de avaliação benchmarking, reforçando a justificativa para proposição de uma iniciativa similar na CBTU.
Palavras-chave: CBTU
Sistema unificado de compras
Centralização de compras
Eficiência nas compras do setor público
FAB
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2016.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.