Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Paulo Renato de-
dc.contributor.authorMotta, Daniel-
dc.contributor.authorBastos, Gustavo Dedavid de Almeida-
dc.contributor.authorPinheiro, Walter-
dc.contributor.authorNoé, Washington-
dc.date.accessioned2018-10-19T15:34:15Z-
dc.date.available2018-10-19T15:34:15Z-
dc.date.issued2016en_US
dc.identifier.citationMOTTA, Daniel et al. Interferências entre as comunidades e as operações ferroviárias: uma abordagem sustentável. 2016. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2016.en_US
dc.identifier.urihttp://srv-052-vm.cnt.org.br:8080/jspui/handle/123456789/18-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2016.en_US
dc.subjectInterferênciaen_US
dc.subjectMunicípiosen_US
dc.subjectFerroviasen_US
dc.titleInterferências entre as comunidades e as operações ferroviárias: uma abordagem sustentávelen_US
dc.contributor.emaildmc@mrs.com.bren_US
dc.contributor.emailgustavo.bastos@vale.comen_US
dc.contributor.emailwalter.pinheiro@vale.comen_US
dc.contributor.emailwas@mrs.com.bren_US
dc.publisher.cityBelo Horizonteen_US
dc.description.resumoO convívio entre o trem e concentrações populacionais gera desafios inerentes à operação ferroviária no que se refere à gestão das interferências entre estes dois agentes. O constante crescimento populacional, a representatividade de eventos com terceiros no total de ocorrências ferroviárias, o cenário de restrição para investimentos e a relevância do assunto para as concessionárias torna o tema de grande relevância para aprofundamento. Este trabalho buscou identificar práticas de gestão sustentável do tema interferência junto às diferentes concessionárias ferroviárias no Brasil, bem como avaliar a correlação dos dados de ocorrências com terceiros com fatores que caracterizassem os municípios sob os seus diferentes aspectos geográficos e sociais, como forma a subsidiar ações específicas e assertivas para as concessionárias. Para tanto, foi realizado diagnóstico a partir da aplicação de questionário sobre gestão de interferências junto aos concessionários ferroviários no Brasil. Como resultado, observou-se uma uniformidade entre as ações adotadas pelas diferentes ferrovias neste tema, mas com algumas particularidades entre elas. Ao mesmo tempo em que tais resultados denotam uma consciência geral do setor sobre o tema, as especificidades apontam para a oportunidade de maior compartilhamento destas boas práticas entre as concessionárias, como forma de elevar a eficácia e alcance das ações em todo o território nacional. Adicionalmente, este trabalho buscou avaliar a relação entre os resultados de ocorrências ferroviárias com terceiros com parâmetros que pudessem caracterizar os municípios por onde passam a ferrovia, tais como área, extensão, população, densidade demográfica, IDH e nível de interferência. Para tal, foram realizados estudos de caso com as operações ferroviárias da MRS Logística e da Estrada de Ferro Carajás, operada pela Vale. Como resultado, não houve forte correlação entre o número de ocorrências com terceiros e os diferentes parâmetros de caracterização dos municípios, o que reforça a complexidade do fenômeno. Entretanto, o parâmetro relativo ao nível de interferência mostrou maior correlação com o resultado de eventos. Assim, o trabalho procurou avançar na quantificação deste indicador, visto que atualmente ele é uma referência qualitativa prevista pela agência reguladora sobre o nível de interferência entre as operações ferroviárias e suas adjacências. Como resultado, o trabalho sugeriu a utilização do número de interferências (passagens inferiores, superiores, passarelas, viadutos, passagens em nível e passagens de pedestre) existentes em cada município como um referencial quantitativo para a determinação deste indicador. Apesar do resultado de correlação observado não ter sido altamente favorável, a utilização ponderada desta quantidade de interferências permitiu, nos casos avaliados, um aumento do índice de correlação do nível de interferência com a quantidade de ocorrências ferroviárias. Ao mesmo tempo, as equações que definem as correlações em cada um dos casos avaliados foram distintas, o que denota a existência de especificidades nas geografias ou nas próprias operações que apontam para a necessidade de análises individualizadas. De qualquer forma, o trabalho mostrou que é possível estabelecer critérios quantitativos para a determinação no nível de interferência, fator importante para as tomadas de decisões sobre o tema.en_US
dc.description.classGN - T09en_US
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