Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/22
Título: Gestão de custo na cadeia logística, visando integração entre modais
Autor(es): Kumimoto, Cristina
Chaves, Leandro
Marcovistz, Luciana
Shibao, Luiz Estevão
E-mail: ckumimoto@eaditaubate.com.br
lchaves@oceanus.com.br
lmarcovistz@lachmann.com.br
lshibao@oceanus.com.br
Orientador: Almeida, Carlos Renato Seabra de
Número da turma: GN - T10
Data do documento: 2017
Citação: KUMIMOTO, Cristina et al. Gestão de custo na cadeia logística, visando integração entre modais. 2017. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2017.
Resumo: Um dos grandes desafios das empresas no século 21 é a competitividade. Existem outros desafios – como a inovação, a adaptabilidade das mudanças, a sustentabilidade - mas em um cenário, tipicamente, pós-crise e onde o desemprego atinge 12 milhões de Brasileiros (aproximadamente 10% da população), as empresas focam na produtividade e lucratividade do negócio e, consequentemente, na redução de custos. Nesse contexto, a Logística – que teve seu início na necessidade dos militares no abastecimento de tropas – utiliza do transporte como um dos principais aliados na operação. Quanto mais longas as distancias e diversas as opções, maior a complexidade – mas também as oportunidades – para realizar esse abastecimento da forma mais eficiente. Dessa forma, a proposta desse estudo é de compreender as alternativas de transportes e armazenagem disponíveis, seus pontos positivos e negativos, e - procurar por alternativas viáveis para reduzir os custos da cadeia logística. Em consequência, buscamos soluções para melhorar a competitividade dos nossos produtos no mercado externo e reduzir o impacto do produto final no mercado interno. Esse estudo permite entender as utilizações dos diferentes modais brasileiros de para transporte de carga (principalmente os modais rodoviário, ferroviário e aquaviário), seus pontos chave e fraquezas. Ele também exemplifica como algumas das principais commodities brasileiras tiveram adaptados seus modelos logísticos para manter a competitividade e como empresas fazem uso desses modais – e os integram, resultando em soluções de sucesso, com estratégias alinhadas com a redução de custos. Para elaborar essas estratégias, é necessário entender quais são os entraves da atual realidade, entre os quais destacam-se as dificuldades que as empresas brasileiras enfrentam com relação à infraestrutura e à burocracia, no cenário do transporte nacional. Nesse aspecto, comparou-se também a performance (com base em alguns dos indicadores existentes) com outros países, enquanto foram pesquisados, em exemplos bem-sucedidos, as práticas que podem vir a serem adotadas em nosso mercado.
Abstract: One of the biggest corporate challenges in the 21st century is for companies to keep an competitive edge. There are other challenges – such as innovation, adaptability to changes and sustainability – but in a post-crisis scenario, companies are focused on productivity and return on investment and – subsequently – cost reduction. In this context, Logistics – which started when military needed an efficient troop supply chain – uses transportation as strategical key. An efficient supply line is far more complex when we increase distances or add different transportation methods. The purpose of this document is to understand the transport – and storage – options available in Brazil today, their upsides and downsides, and determine viable alternatives to reduce supply chain costs. Subsequently, we look for different options to improve or competitiveness in external markets and reduce logistics cost impact on our imports / internal market. This study shows the different cargo transportation options (mainly Road, Rail and Shipping), its strengths and weaknesses. It also shares some business models that largest export/import commodities/companies are using to keep an competitive edge, including intermodal, resulting in major success in supply chain cost reductions. To elaborate on these strategies, we must understand the bottlenecks – where it was decided to highlight infrastructure and bureaucracy – in logistics (mainly transportation) in Brazil. By comparing our performance using currently available indicators and studies, it was also brought successful practices and ideas that could be adopted in Brazil.
Palavras-chave: Transporte de carga
Gestão logística
Multimodalidade
Modal marítimo
Modal rodoviário
Modal ferroviário
Keywords: Cargo transportation
Logistics management
Multimodality
Maritime modal
Modal road
Modal rail
Cidade: Rio de Janeiro
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão de custo na cadeia logística, visando integração entre modais.pdf881.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.